GRUPOS DE PESQUISA:

Grupos de Pesquisa 

A qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente do PPGSS pode ser avaliada com os dados dos grupos de pesquisa. Os grupos são organizados e cadastrados no CNPq, com o Certificado da UFAL. Incorporam discentes matriculados ativos com seus orientadores, pesquisadores internos do quadro de docentes do Programa, professores e pesquisadores de outras instituições e de outros programas de Pós-graduação da UFAL e de outras Universidades do Brasil e do Exterior. Realizam atividades internas e externas, promovem eventos científicos de âmbito local, regional, nacional e internacional. São grupos bastante ativos e contribuem significativamente para a formação dos discentes do PPGSS, além de responder a muitas demandas da sociedade.

LINHA 1 - QUESTÃO SOCIAL, DIREITOS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL

1.  Grupo de Pesquisa Serviço Social, Trabalho, Profissão e Políticas Sociais Líder – Professora Rosa Predes, http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8364

O grupo abrange várias possibilidades de pesquisa na área de Serviço Social e nas suas interlocuções com as Ciências Sociais e Teoria Crítica marxiana; tem como objetivo promover investigações sobre o processo sócio-histórico contemporâneo, especialmente sobre: a questão social e seus desdobramentos no campo do trabalho, as políticas sociais públicas e privadas, o Serviço Social como profissão, a saúde mental dentre outros, permeados pela discussão do trabalho e dos direitos sociais. Realiza várias atividades envolvendo os discentes do PPGSS, entre essas atividades destaca-se: o II COLÓQUIO INTERNACIONAL V COLÓQUIO NACIONAL SOBRE O TRABALHO DO/A ASSISTENTE SOCIAL. Com os objetivos de promover um espaço de difusão dos estudos pesquisas sobre o trabalho do/a assistente social; adensar o debate sobre os fundamentos do trabalho do assistente social; incrementar o debate e a difusão de conhecimentos sobre a formação e o trabalho profissional do Serviço Social; fortalecer a articulação da Rede de Pesquisa sobre o trabalho do/a assistente social (RETAS) e o GTP da ABEPSS Serviço Social: Fundamentos, formação e trabalho profissional. É reconhecido o impacto dos eventos e produtos do Grupo na formação discente e docente do Programa, bem como da comunidade em geral. Tal impacto se deu na ampliação do conhecimento sobre a profissão, nas fronteiras nacionais e para além dela, já que se tratou do trabalho e da formação profissional no Brasil e no mundo.

2. Grupo de Estudos em Análise do Discurso (GrAD). Líder - Profa. Maria Virgínia Borges Amaral, http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0937719247803637  

O Grupo de Estudos em Análise do Discurso (GrAD) foi formado em 2006, sob a liderança da Profa. Dra. Maria Virgínia Borges Amaral (Bolsista de produtividade do CNPq), compartilhando a liderança com o Prof. Dr. Sóstenes Ericson Vicente da Silva, desde 2015, do Quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da UFAL e egresso do PPGSS. Neste grupo, são apresentados estudos com uma proposta revolucionária de “ler discurso” hoje. São elementos da história na Análise Materialista do Discurso introduzida por Michel Pêcheux. O Grupo está organizado em duas linhas de pesquisa: Análise do Discurso (com 7 pesquisadores (profissionais e egressos) e 08 estudantes) e Trabalho e Serviço Social (com 4 pesquisadores - egressos do PPGSS e 7 estudantes - 1 de mestrado 3 de doutorado e 3 de iniciação científica). 

O GrAD se constitui um grupo consolidado de pesquisa, com inserção no meio acadêmico da graduação e pós-graduação. Contribui significativamente para a formação de profissionais de diversas áreas e campos de conhecimento (Psicologia, Serviço Social, Enfermagem, Jornalismo, Educação etc.). Os estudos do discurso de vertente materialista realizados pelos pesquisadores representam um diferencial entre os demais grupos de pesquisa nacionais que se debruçam sobre o objeto discurso, razão pela qual os seus pesquisadores têm atuado, seja como convidados ou participantes com apresentação de trabalhos, nos principais eventos nacionais relacionados (SEAD, CIAD, SEPLEV, ABRALIN, ENPESS, Colóquio Nacional e internacional sobre o trabalho do Assistente Social)

3. Políticas Públicas, Controle Social e Movimentos Sociais  

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5417159798266806 Líder - Maria Valéria Costa Correia

As linhas de pesquisa do grupo são: A relação entre o público e o privado na Saúde; Política de Saúde e Controle Social; Estado e política social no contexto da crise estrutural do capital; Avaliação de políticas, Educação Superior, Assistência ao Estudante; Hegemonia e Lutas Sociais; Auditoria da Dívida Pública. O grupo desenvolve um projeto de extensão de fluxo contínuo: Assessoria ao funcionamento e às mobilizações do Fórum Alagoano em Defesa do Sistema Único de Saúde e contra a Privatização da Saúde (ForumSUS). O principal objetivo deste projeto de extensão está relacionado ao apoio e assessoria ao Fórum Alagoano em defesa do SUS e ao acompanhamento das atividades da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde (FNCPS).

Os trabalhos do grupo de pesquisa e extensão políticas públicas, controle social e movimentos sociais têm repercutido positivamente na produção de conhecimentos relativos: a política social vigente no Brasil pós-constituinte, embasada nas políticas de ajuste neoliberal e viabilizada pelo Estado Assistencialista no decorrer da década de 1990; a influência dos organismos financeiros internacionais na definição dessas políticas; ao protagonismo do Banco Mundial na política de saúde; aos fundamentos teóricos sobre a relação entre Estado e sociedade civil e as perspectivas de controle social nos clássicos da política - Hobbes, Locke e Rousseau - e em Gramsci; aos mecanismos de controle social sobre as políticas públicas; à participação dos movimentos sociais nos conselhos gestores de políticas públicas; à Gestão do Trabalho em Saúde e à Saúde do Trabalhador. A participação de pesquisadores no grupo de pesquisa inseridos diretamente na implementação das políticas sociais, através de sua prática profissional, tem impactado positivamente na qualidade dessa prática e, consequentemente, na melhoria dos serviços. 

LINHA 2 - TRABALHO, POLÍTICA E SOCIEDADE

1. Lukács e Mészáros - fundamentos ontológicos da sociabilidade burguesa - link  http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/27333#identificacao Líder:  Professora Maria Cristina Paniago. Deste Grupo participa o Professor Sergio Afrânio Lessa. 

Tem por objetivo promover espaços para discussão, formação, compartilhamento, trocas, problematização e desenvolvimento de práticas, trabalhos, pesquisas, materiais, concepções, experiências e redes relacionadas à inserção das tecnologias de comunicação e informação no contexto educacional, tanto presencial como a distância e à formação e prática docente. Fornecer subsídios teóricos e práticos às pessoas interessadas nas temáticas da tecnologia educacional como da educação a distância, no sentido de promover letramento, formação, alfabetização tecnológica crítica, reflexiva, pró-ativa, participativa e colaborativa

2. Grupo de Pesquisa Sobre Reprodução Social http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5418272096080062 Líder - Edlene Pimentel Santos. 

O Grupo de Pesquisa sobre Reprodução Social, desde sua certificação vem desenvolvendo estudos, pesquisas teóricas e de campo, além de promover Seminários nacionais e internacionais estreitando cada vez mais o intercâmbio entre as Universidades latino-americanas e da Europa. Além disso, como resultado das pesquisas e eventos realizados publicamos livros com a participação dos nossos professores, dos discentes e dos palestrantes nacionais e estrangeiros contribuindo assim para a divulgação da nossa produção intelectual com vistas a alcançar os objetivos do Programa de Pós-graduação em Serviço Social.  Com isso, buscamos formar pesquisadores e profissionais ultra qualificados para o exercício do ensino da pós-graduação e da graduação em Serviço Social e áreas afins, assim como para intervir na realidade social. Nos dias 11, 12 e 13 de novembro de 2020 realizamos virtualmente em Maceió, o COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE O BICENTENÁRIO DE FRIEDRICH. ENGELS cujo propósito foi tratar do pensamento revolucionário de Friedrich Engels (1820-1895). Para tal fim, contamos com participantes nacionais e internacionais externos à UFAL o que enriqueceu as discussões. Os impactos deste evento se refletiu na participação efetiva dos discentes, professores, profissionais e a comunidade em geral nos debates realizados ao final de cada exposição, contribuindo assim para a formação discente e docente do PPGSS. 

3. Grupo de Estudo Trabalho, Ser Social e Enfermagem (GETSSE) link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/93736. Líder – Professor Diego Souza

O Grupo de Estudo Trabalho, Ser Social e Enfermagem (GETSSE) desenvolve suas atividades em um espaço transdisciplinar. Conta, em sua formação, com pesquisadores da área do Serviço Social, Letras, Enfermagem e outras áreas da saúde. Maiores informações no link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/93736

Em 2020, o Grupo concentrou suas atividades na realização das reuniões internas e na elaboração do projeto de pesquisa intitulado “Riscos e exigências do/no trabalho em Enfermagem no enfrentamento da pandemia de covid-19 em Alagoas”. Para tanto, estabeleceu parcerias nacionais e internacionais, contando com a participação da professora Dra. Camila Pereira Abagaro (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, CPF: 025.136.184-59) e a Professora Roselia Arminda Rosales Flores (Universidad Autónoma de la Ciudad de Mexico, passaporte: nº G06406338). 

LINHA 3 - DIREITOS, MOVIMENTOS SOCIAIS, RELAÇÕES DE EXPLORAÇÃO AGRÁRIA, URBANA E DE OPRESSÃO.

1. O Grupo de Estudo e Pesquisa Direito, Justiça e Sociedade – DJUSS, consta cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, site: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/31502. Liderado pela Professora Maria Adriana Torres.

Esse grupo de estudo e pesquisa busca contribuir com formação acadêmica crítica e propositiva, mediante o estudo sobre os direitos, a justiça e as relações societárias, no âmbito da América Latina e, particularmente, do Brasil. A leitura de textos clássicos e contemporâneos sobre essas temáticas e outras afins, permite que os integrantes desse grupo conheçam os meandros dos complexos sociais e estudem os "labirintos" percorridos pelos autores com vista ao aprofundamento do conhecimento da realidade concreta. O conhecimento sistemático e a apropriação inconteste dessas temáticas, podem reavivar o compromisso para com a emancipação dos sujeitos e uma melhor compreensão da intervenção profissional no âmbito do Serviço Social no sistema de justiça. O DJUSS, constitui-se por três linhas de pesquisa, a saber: 

1 - América Latina, Direitos Humanos e Direitos Sociais: história e contemporaneidade;

2 - Serviço Social, Justiça e Espaços Sócio-ocupacionais;

3 - Teoria do Direito: Estado Penal X Estado Social. Atualmente, o grupo conta com integrantes de Serviço Social e de Direito, egressos e alunos do PPGSS, alunos de iniciação científica e profissionais, incluindo a assistente social da Defensoria Federal da União.

2. Grupo de Pesquisa e Extensão Gênero, Diversidade e Direitos Humanos - Endereço do espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3013035080361623   Líder – Professora Elvira Barreto.

Entre outros objetivos, os estudos e pesquisas do grupo visa promover e consolidar uma cultura que valorize a diversidade étnico-racial, a equidade de gênero, a diversidade sexual em vista a superação de opressões por questões étnico-raciais, de gênero, de classe social. Pode-se avaliar o impacto do/s eventos/s e produto/s do grupo na formação discente e docente do Programa, bem como da comunidade em geral. Segundo destaca a Líder do Grupo, os eventos e produtos do GP Diverge tem uma capilaridade social em âmbito loca, regional e Internacional. Percebe-se o impacto na formação egressos/as do Programa, discentes de graduação e orientandos/as do PPGSS/UFAL , na medida em que muitos/as deles/as organizaram eventos com as temáticas relativas ao GP Diverge, participam ativamente do Instagram @gpdiverge e o Facebook (https://www.facebook.com/divergeufal) que  repercutiu em projetos de iniciação científica, promoveu a valorização da prática profissional de assistentes sociais, entre outros impactos

3. OBSERVATÓRIO: O Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais da UFAL, reestruturado em 2019, liderado pelo professor Jose Meneses Gomes, está em processo de certificação pela PROPEP e pelo CNPq. Caracteriza-se como Grupo de Pesquisa e Extensão.

O Observatório constitui-se em um espaço de articulação entre a Universidade e o conjunto da sociedade, visto que é um mecanismo de tornar acessíveis estudos e pesquisas que subsidiem a efetivação de políticas sociais de caráter público estatal, de qualidade e que atenda às reais necessidades da população. Constitui-se, principalmente, em um instrumento para que pesquisadores/as envolvidos/as mantenham um vínculo orgânico com os movimentos sociais e com outros setores engajados na direção de fortalecer as lutas sociais em Alagoas, através de publicações, atividades de extensão, seminários e cursos. Esse grupo propõe-se a elaborar dossiês, banco de dados e vídeos sobre esta realidade e a divulgá-los através de publicações acadêmicas e didáticas, eventos, meios de comunicação, especialmente na internet e em espaços virtuais de movimentos e entidades sociais. Além de desenvolver estudos sobre a aplicação dos recursos públicos no estado de Alagoas e nos municípios alagoanos, em Saúde, Educação, Assistência Social e em despesas com o Serviço da dívida pública estadual, tornando-os transparentes para o conjunto da população, envolvendo os movimentos sociais para a efetivação do controle social.