Manual Coordenador Strictu Sensu

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MANUAL COORDENADOR STRICTO SENSU.pdf
Documento PDF (4.5MB)
                    Manual de utilização do
Sistema Integrado de Gestão
de Atividades Acadêmicas
(SIGAA)

MANUAL COORDENADOR

STRICTO SENSU

MARÇO - 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPEP

Equipe
Maria Valéria Costa Correia – Reitora
José Vieira da Cruz – Vice-Reitor
Alejandro Cesar Frery Orgambide – Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
- Coordenação de Pós-Graduação
Helson Flávio Sobrinho – Coordenador de Pós-Graduação
Aurinete Morais Pimentel – Assistente Social
Jaqueline Leite Vaz de Barros – Técnica em Assuntos Educacionais
Marineide de Almeida Coelho – Assistente em Administração
Neide Nobre Nunes – Assistente em Administração
Nataniel Oliveira dos Santos – Pedagoga
- Colaboradores do Processo de Implantação SIGAA
Sunny Kelma Oliveira Miranda – Servidora do NTI/UFAL
Wellington Batista Oliveira – Servidor do NTI/UFAL
Denis Almeida da Silva – Bolsista do NTI/UFAL
Stephanne de Oliveira Marques – Bolsista do NTI/UFAL
João Victor Santos Caldeira (representando os bolsistas) - Bolsista PROPEP/CPG

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Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPEP

Apresentação
A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) implantou o Sistema Integrado de Gestão de
Atividades Acadêmicas (SIGAA) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (PROPEP) será
responsável por gerir os módulos de: Lato Sensu, Stricto Sensu, Pesquisa, Produção Intelectual e
Residência em Saúde.
Com o apoio do NTI, recebemos todas as orientações e adequação do sistema SIGAA criado
pela UFRN para se adequar as necessidades da UFAL. Realizamos junto ao NTI várias análises nas
fases de validação, treinamento e produção. Esta articulação PROPEP-NTI será contínua, pois
sempre estaremos (re)avaliando e adequando o sistema as nossas necessidades em prol da
qualidade dos cursos de pós-graduação.
Este manual corresponde ao módulo STRICTO SENSU do SIGAA que possibilita controlar e
gerenciar os cursos de mestrado e doutorado existentes na Instituição. Com esse sistema o gestor
Stricto poderá realizar diversas operações administrativas enquanto que o coordenador e
secretário de curso irão gerenciar o andamento de seu curso.
A proposta de elaboração deste manual é para atender necessidade premente em função
dos novos procedimentos e encaminhamentos dos cursos de stricto sensu, inicialmente com alunos
matriculados a partir de 2018 e posteriormente após a migração do SIE para os alunos antigos que
estão no sistema.
A equipe PROPEP-CPG estará sempre à disposição para esclarecimentos de dúvidas e
abertos ao acolhimento de sugestões.

Helson Flávio Sobrinho
Coordenador de Pós-Graduação

Alejandro Cesar Frery Orgambide
Pró-Reitor da PROPEP

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Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPEP

Sumário
INFORMAÇÕES SOBRE O SIGAA..........................................................................
PORTAL COORDENADOR STRICTO SENSU
 PASSO A PASSO DAS AÇÕES PARA A COORDENAÇÃO GERENCIAR O CURSO

(PORTAL COORD. STRICTO SENSU TEM ACESSO O COORDENADOR,
VICE-COORDENADOR E SECRETÁRIO)

1.AÇÕES RELACIONADAS PARA LANÇAR EDITAL DO PROCESSO SELETIVO
1.1 LANÇAR EDITAL DO PROCESSO SELETIVO
1.2 Questionários para Processos Seletivos
1.3 Cadastrar Novo Processo Seletivo
1.4 Visualizar Processo Seletivo
1.5 Gerenciar Processo Seletivo
1.6 Gerenciar Inscrições
1.7 Notificar Inscritos
1.8 Cadastrar Discente = Realizar Matrícula na Instituição
2. AÇÕES RELACIONADAS PARA CANDIDATOS SE INSCREVEM NO PORTAL PÚBLICO (ALUNO
REGULAR E ALUNO ESPECIAL)
3. AÇÕES GERAIS DE ATUALIZAÇÃO DE DADOS ESPECÍFICOS DO CURSO 3.1 Definir Calendário Acadêmico
3.2 Cadastrar Calendário
3.3 Incluir Evento
4.ESTABELECER OFERTA DE VAGAS NO CURSO
5.ESTABELECER PARÂMETROS DO PROGRAMA
6. ATUALIZAR DISCENTE
7.ATUALIZAR DADOS PESSOAIS DO DISCENTE
8.GERENCIAR ORIENTAÇÕES
8.1 Cadastrar Nova Orientação
8.2 Alterar Dados da Orientação
8.3 Finalizar Orientação
8.4 Cancelar Orientação
9.IMPLANTAR HISTÓRICO DE ALUNOS
10.CRIAR TURMAS (LEIA-SE CRIAR DISCIPLINAS)
10.1 CONSULTAR TURMAS
10.2 Cadastrar Notícia
10.3 Lista de Frequência
10.4 Listar Alunos
10.5 Remover
10.6 Visualizar Turma

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10.7 Visualizar Turma Virtual
11. MATRÍCULAS
11.1 MATRÍCULA DE ALUNO REGULAR
11.2 MATRICULAR ALUNOS EM ATIVIDADES (Atividade Complementar, Dissertação/Tese,
Proficiência e Qualificação)
11.3 RENOVAR MATRÍCULA EM ATIVIDADE (Atividade Complementar, Dissertação/Tese,
Proficiência e Qualificação)
11.4 CONSOLIDAR MATRÍCULA EM ATIVIDADE (Atividade Complementar, Dissertação/Tese,
Proficiência e Qualificação)
11.5 VALIDAR MATRÍCULA EM ATIVIDADE (Atividade Complementar, Dissertação/Tese,
Proficiência e Qualificação)
12. CONSOLIDAR NOTAS
13. RETIFICAR APROVEITAMENTO E CONSOLIDAÇÃO DE TURMA
14. COMO TRANCAR DISCIPLINA/TURMAS
15.ALUNO ESPECIAL

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38
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15.1 CADASTRO DO ALUNO ESPECIAL

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15.2

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MATRICULAR ALUNO ESPECIAL EM DISCIPLINA

16. PASSOS PARA A CONCLUSÃO DO ALUNO
16.1 CADASTRAR BANCA DE QUALIFICAÇÃO
16.2 CADASTRAR BANCA DE DEFESAS
16.3 DECLARAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO EM BANCA
16.4 CADASTRAR DEFESA DE ALUNO CONCLUÍDO
16.5 VALIDAR BANCAS PENDENTES
17.PROCEDIMENTOS PÓS DEFESA
17.1 RECEBIMENTO DE TESE/DISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL VIA SISTEMA PARA EMISSÃO DE
DIPLOMA
17.2 SOLICITAR HOMOLOGAÇÃO DE DIPLOMA
17.3 GERAR DOCUMENTOS DA SOLICITAÇÃO DE HOMOLOGAÇÃO DE DIPLOMA
17.4 VISUALIZAR SOLICITAÇÕES DE HOMOLOGAÇÃO DE DIPLOMA PENDENTES
17.5 RESUMO DOS PROCEDIMENTOS PÓS DEFESA

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INFORMAÇÕES SOBRE O SIGAA
O SIGAA informatiza os procedimentos da área acadêmica através dos módulos de:
graduação, pós-graduação (stricto e lato sensu), ensino técnico, ensino médio e infantil,
submissão e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, submissão e controle de ações
de extensão, submissão e controle dos projetos de ensino (monitoria e inovações), registro
e relatórios da produção acadêmica dos docentes, atividades de ensino a distância e um
ambiente virtual de aprendizado denominado Turma Virtual. Da mesma maneira do SIPAC
também disponibiliza portais específicos para: reitoria, professores, alunos, tutores de
ensino a distância, coordenações lato-sensu, stricto-sensu e de graduação e comissões de
avaliação (institucional e docente).
O Módulo Stricto Sensu possibilita controlar e gerenciar os cursos de Mestrado e
Doutorado existentes na Instituição. O gestor Stricto pode realizar diversas operações
administrativas, enquanto que o coordenador de curso gerencia o andamento de seu
curso. A Pró-Reitoria de Pós Graduação é responsável pelo gerenciamento e ações
aplicadas aos curso Stricto Sensu.
Perfis envolvidos





Administrador da Pró-Reitoria de Pós-Graduação: Responsável por habilitar o
acesso aos usuários à operações restritas.
Gestor de Stricto: Responsável pelo gerenciamento de todos os Programas Stricto da
instituição. O Gestor tem a permissão de gerenciar os processos seletivos, cadastrar
cursos, linha de pesquisa, e todo o processo que vai desde o cadastro de docentes aos
programas de Pós-Graduação.
Coordenador Stricto Sensu - mesmas ações para o vice-coordenador e
secretário(a) do PPG: Responsável pela coordenação das atividades de curso,
cadastro dos processos seletivos, turmas, matrículas de alunos entre outras funções.

Relacionamento com outros módulos






Portal Coordenador Stricto Sensu: neste portal o coordenador de curso tem acesso
as operações como criação de turma, criação de processo seletivo, cadastro de banca
entre outras operações.
Portal Discente: Permite ao discente acessar o portal e acompanhar notas, realizar
matrículas, emitir documentos e realizar diversas operações.
Portal Docente: Através do Portal do Docente é possível visualizar as turmas em que o
docente está vinculado entre outras operações.
Portal Público: Através do Portal Público, é possível consultar os cursos Stricto Sensu
e efetuar inscrições em processos seletivos.

Links importantes para acessar o SIGAA STRICTO SENSU:


Portal Coordenador Stricto Sensu: http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa

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

Portal Público: http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public (para comunidade acessar e ver
processos seletivos abertos, editais e fazer inscrição)
Obs.: Acessa com LOGIN (CPF) e SENHA (a mesma utilizada em todos os
sistemas da UFAL)

MÓDULO STRICTO SENSU
Portal Coordenador Stricto Sensu
Este portal fornece funcionalidades relacionadas as ações desenvolvidas pelo coordenador
de curso stricto sensu.
Dentro dele, são listadas as seguintes opções de menu:
Cadastro; Aluno; Turmas; Matrículas; Consultas; Relatórios; Biblioteca; Página WEB;
Outros;


PASSO A PASSO DAS AÇÕES PARA A COORDENAÇÃO GERENCIAR O
CURSO (PORTAL COORD. STRICTO SENSU TEM ACESSO O COORDENADOR,
VICE-COORDENADOR E SECRETÁRIO)

1. AÇÕES RELACIONADAS PARA LANÇAR EDITAL DO PROCESSO SELETIVO
O Processo Seletivo é o meio pelo qual os coordenadores stricto sensu utilizam para
definir quais os alunos que farão parte dos cursos de mestrado e doutorado do programa
de pós-graduação. Por meio desta funcionalidade, o usuário poderá realizar o
acompanhamento dos processos seletivos de stricto-sensu, inclusão, alteração, exclusão,
e também o acompanhamento dos inscritos. Possui um sub-menu composto de dois itens:
Gerenciar Processo Seletivo e Questionários para Processo Seletivo.
O PPG poderá abrir edital para aluno regular e agora também para aluno especial (onde o
mesmo terá a possibilidade de ser cadastrado no sistema e ter as ações de aluno especial
cadastradas).
1.1 LANÇAR EDITAL DO PROCESSO SELETIVO
Clica em: CADASTROS – PROCESSOS SELETIVOS – GERENCIAR PROCESSOS
SELETIVOS
Permite o cadastro e gerenciamento de um processo seletivo.
O processo seletivo é cadastrado pelo coordenador do programa e fica pendente de
aprovação do gestor de stricto sensu (PROPEP/CPG). Essa aprovação deve ser feita
pelo Módulo de Stricto → Cadastro → Processo Seletivo → Gerenciar Processos
Seletivos.
Uma vez o processo seletivo aprovado, os candidatos poderão realizar sua inscrição
através do Portal Público do SIGAA → Pós Graduação → Stricto Sensu → Processos
Seletivos. Link do portal público: http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public
Obs.: Este link do portal público http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public deverá constar
em todos os editais, pois a partir de agora todos os candidatos deverão fazer sua inscrição
via sistema SIGAA.
Através da opção Cadastro → Processo Seletivo → Gerenciar Processos Seletivos,
o coordenador do curso poderá gerenciar as inscrições. A medida que os candidatos forem

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se inscrevendo, a opção "Gerenciar Inscrições" será habilitada, permitindo alterar os dados
das inscrições, definir a situação dos candidatos (Aprovado, Inscrição Cancelada, Inscrição
Deferida, Inscrição Indeferida, Candidato Eliminado, Candidato Suplente).
Para os candidatos definidos como aprovados, será necessário utilizar a opção
"Cadastrar Discente" (dentro da opção "Gerenciar Inscrições"), onde será possível definir
se será aluno regular ou especial, a sua origem, orientador, entre outras informações e
também será gerada a sua matrícula.
1.2 Questionários para Processos Seletivos
Obs.: Este é um recurso opcional que o PPG pode utilizar como estratégia para
o processo seletivo. Durante a inscrição de um candidato pelo sistema, no mínimo ele
preenche um questionário com seus dados pessoais. Através dessa opção, é possível
definir um questionário com perguntas personalizadas para os processos seletivos,
inclusive solicitando aos inscritos que anexem documentos (cópia de diploma, histórico,
currículo, projeto de pesquisa). É possível cadastrar mais de um questionário. Para
associar um questionário a determinado processo seletivo, durante o cadastro do processo
seletivo, no passo em que for definir os cursos do processo, então deve-se informar qual
será o questionário associado que já deve estar cadastrado no sistema. Feito isso, no
momento que o candidato for realizar a sua inscrição, além dos dados pessoais, deverá
preencher o questionário informado.
Clica em CADASTROS – PROCESSOS SELETIVOS – QUESTIONÁRIOS PARA
PROCESSOS SELETIVOS. Esta operação permite o cadastro de questionários para
processos seletivos, bem como alteração de dados e exclusão deles. O Processo Seletivo
é o meio pelo qual os coordenadores stricto sensu utilizam para definir quais alunos farão
parte dos cursos de mestrado e doutorado do programa de pós-graduação. Para cadastrar
um novo questionário para processos seletivos, clique em
.
Deve-se informar um Título para o questionário que será cadastrado e o usuário poderá
adicionar uma pergunta e incluir alternativas.
1.3 Cadastrar Novo Processo Seletivo
Nesta tela o usuário poderá incluir os seguintes dados no processo seletivo:


Título do Edital: Informe o título do edital do processo seletivo a ser cadastrado (Ex.:
EDITAL N.º 23/2016-PROPEP/UFAL Processo Seletivo: PPG em Informática)

Obs: A numeração do edital não será mais informada pela PROPEP. Cada PPG terá
sua numeração própria.Ex:
Edital 01/2018 Mestrado em Antropologia Social
Edital 02/2018 Mestrado em Antropologia Social – Aluno Especial
Edital 01/2019 Mestrado em Antropologia Social



Início das Inscrições: Informe a data do início das inscrições.
Fim das Inscrições: Informe a data do fim das inscrições;

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






Edital: Clique em Selecionar Arquivo e escolha o arquivo para possibilitar o
carregamento do edital;
Manual do Candidato (Opcional): Clique em Manual do Candidato e escolha o
arquivo para possibilitar o carregamento do manual;
Verificar disponibilidade de vagas: Selecione a opção NÃO, para não limitar a
quantidade de inscritos.
Possui Taxa de Inscrição: Selecione a opção NÃO, pois atualmente não é permitido
a cobrança.
Descrição do Processo Seletivo: Se desejar, inclua uma descrição do processo
seletivo e orientações de interesse dos candidatos. Ex.: Registre algumas
observações interessantes do edital.
Orientações ao Inscritos: Clicando nesta aba, o usuário poderá incluir orientações
aos candidatos do processo seletivo. Ex.: Registre algumas observações úteis para
os inscritos.

Após preencher todos os dados acima, clique em Próximo Passo para dar
prosseguimento ao processo de seleção. A próxima tela que aparecerá será a da escolha
dos cursos que participarão do processo seletivo e dos respectivos números de vagas
disponibilizado por cada um. Depois de selecionar um curso, clique em Adicionar Lista
para adicionar o curso.

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Obs.: Lembramos que após o PPG submeter o edital o mesmo só se tornará público
após aprovação da PROPEP/CPG, assim ao enviar novo edital comunique a CPG
(cpg@propep.ufal.br) para que a mesma faça a análise e torne público se for aprovado.
1.4 Visualizar Processo Seletivo
Para visualizar o processo seletivo, clique no ícone
. A próxima tela será
carregada. Nela está contida todas as informações relativas ao processo seletivo. Com a
opção de ler o edital do processo, o manual do candidato, o questionário específico
(se houver um) e o a opção de inscrição (se a data estiver de acordo com as datas que
foram estipuladas na opção: Período de Inscrições).

1.5 Gerenciar Processo Seletivo
Clica em: CADASTROS – PROCESSOS SELETIVOS – GERENCIAR PROCESSOS
SELETIVOS. Nesta tela será apresentada uma lista de processos seletivos já cadastrados.
Para realizar uma busca por um processo seletivo, informe, no campo acima, o ano ou tipo
do processo que deseja busca a fim de filtrar a pesquisa. Feito isso, clique em Buscar. O
resultado será apresentado assim como exibido na tela abaixo:

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A tela lista todos os processos seletivos relacionados à coordenação do programa
em que o coordenador (a) ou secretário (a) estejam vinculados, ordenando-os da data de
cadastro mais recente para a mais antiga. Os dados listados são: Curso, Nível e Período
de Inscrições. Uma série de ícones são mostrados também, cada um contendo uma
funcionalidade específica.
Obs.: Depois que o coordenador submete o edital, a PROPEP irá analisar e
autorizar publicação. O edital fica disponível no Portal Público no link:
http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/ os alunos irão fazer a inscrição e depois a coordenação
do PPG fica gerenciando ao longo do processo seletivo o status do aluno.
1.6 Gerenciar Inscrições
Clica em: CADASTROS – PROCESSOS SELETIVOS – GERENCIAR PROCESSOS
SELETIVOS. Para gerenciar inscrições de um processo seletivo, clique no ícone
abaixo será exibida:

. A tela

A opção Status da Inscrição dá a possibilidade ao usuário de filtrar os candidatos
através de sua referente situação no processo (Candidato aprovado, Candidato Eliminado,
Candidato suplente, Inscrição cancelada, Inscrição deferida, Inscrição indeferida ou
Inscrição submetida). A opção Critério de Ordenação organiza a busca que será feita em
ordem alfabética (Nome) ou por ordem numérica (Inscrição). Basta selecionar alguma
dessas opções e clicar em Buscar para realizar a filtragem desejada.
É possível alterar o status dos candidatos na opção Lista de Inscritos. Bastar ir na
caixa Status do discente escolhido, e marcar a opção que desejada.
1.7 Notificar Inscritos
Clica em: CADASTROS – PROCESSOS SELETIVOS – GERENCIAR PROCESSOS
SELETIVOS. Clique em
para enviar uma mensagem para todos os
inscritos. Uma página de notificação será carregada. Nela é possível escolher quais
inscritos notificar (Inscrição Submetida, Inscrição Deferida, Inscrição Indeferida, Candidato

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Aprovado), ver o destinatário, e informar o Assunto, além do conteúdo da Mensagem a ser
enviada.

Após informar todos dados necessários, clique em Enviar Notificação para confirmar o
envio da mensagem. Clique em Cancelar caso queira desfazer a operação.
1.8 Cadastrar Discente = Realizar Matrícula na Instituição
Essa fase é para realizar a matrícula na instituição. Com o SIGAA, a fase de matrícula
ficou descentralizada, a própria Coordenação do PPG deverá convocar os alunos
aprovados, conferir documentação original e cópia (anexar no sistema e se responsabilizar
que está apto para matrícula), para depois incluir o aluno no sistema gerando assim seu
número de matrícula. Para fins de registro na pasta do curso, a PROPEP solicita que o
PPG encaminhe no final do Processo Seletivo a listagem de alunos matriculados e
ano/período.
Clica em: CADASTROS – PROCESSOS SELETIVOS – GERENCIAR PROCESSOS
SELETIVOS. Um candidato aprovado, deve ser matriculado seguindo esses passos. Ao
clicar no ícone
, o usuário será encaminhado para a tela com todos os dados do
discente.

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Após conferir todos os dados, clique em Próximo Passo para continuar. O usuário
será redirecionado então, para a tela de Documentação do Discente.

Nesta tela os Dados de Conclusão de Graduação devem ser preenchidos, assim
como os Documentos Digitalizados do Discente devem ser escaneados e anexados
(documentos obrigatórios a serem anexados: é o diploma de graduação ou diploma
de mestrado quando tiver submetido para cursar doutorado, histórico do Ensino
Superior, documento de identificação, CPF, certificado de quitação eleitoral,
certificado de reservista). Para enviar um arquivo, basta clicar na caixa Escolher
Arquivo e depois referenciar a qual tipo de arquivo ele pertence (Ex.: Diploma de
Graduação, Histórico do Ensino Superior...). Feito isso, basta clicar em Enviar Arquivo
para confirmar o envio. Obs.: É possível anexar mais de um arquivo.
Após preencher todos os dados corretamente, o coordenador deve marcar a caixa
de Declaração de Conformidade, e então clicar em Próximo Passo para prosseguir. Será
exibida a tela com os Dados do Discente:

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Os campos de preenchimento obrigatório são:
 Mês de Entrada: Informe o mês em que a pós-graduação iniciará;
 Origem do Discente: Selecione a origem do discente;
 Tipo: Selecione o tipo do discente, se é REGULAR ou ESPECIAL;
 Forma de Ingresso;
 Nível: Informe se o nível é DOUTORADO; MESTRADO;
Ao cadastrar o discente, será gerado também o número de matrícula para ele. Para
concluir o cadastro, clique em Confirmar.
Com o número de matrícula institucional que aparecerá na tela acima, o PPG dever
anotar este número para repassar para o discente ter acesso ao SIGAA pela primeira
vez. Dessa forma, o próprio discente conseguirá pegar sua declaração de vínculo.
Obs.: Existe uma forma no portal coordenador para retirar uma listagem com nome e
números de matículas da turma que foi efetivada, basta clicar na aba: ALUNO –
CONSULTA AVANÇADA e faz a busca pela opção MATRICULADOS EM 2018.1, ao
clicar em buscar o sistema gera a lista com todos os matriculados e você já consegue
imprimir para mandar cópia para CPG com quantitativo de matriculados e também para
informar o número da matrícula para que o aluno faça o primeiro acesso no SIGAA e
gere seu comprovante de vínculo com a UFAL.
2. AÇÕES RELACIONADAS PARA CANDIDATOS SE INSCREVEM NO PORTAL
PÚBLICO (ALUNO REGULAR E ALUNO ESPECIAL)
O visitante que tiver a intenção de se candidatar em algum processo seletivo deve entrar no portão
público http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/--> Stricto Sensu - Processos seletivos. E aparecerá a
seguinte tela com os últimos processos seletivos:

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O aluno deverá aperta no símbolo
para abrir o processo seletivo desejado, para se inscrever
aperta em Clique AQUI para inscrever-se :

Irá abrir o formulário de inscrição, onde deverão ser preenchidos todos os dados pessoais do
candidato, caso o processo seletivo tenha incluído alguma pergunta, esta também deverá ser
respondida nesta etapa.

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Ao finalizar a inserção de dados, o candidato irá enviar o formulário clicando em Confirmar
inscrição.
Após este procedimento e o processo seletivo o coordenador do curso deverá informar quem foi
aprovado ou não indo na aba gerenciar processos seletivos -> lista de inscritos alterando seu
status:

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É possível notificar os inscritos, seja por sua aprovação, reprovação ou comunicado antes do
processo acontecer. Podendo escolher se será enviado para todos os inscritos ou filtrar por status
do inscrito.

3. AÇÕES GERAIS DE ATUALIZAÇÃO DE DADOS ESPECÍFICOS DO CURSO

3.1 Definir Calendário Acadêmico
Esta funcionalidade permitirá ao usuário cadastrar ou alterar um calendário do
Programa, onde são definidas datas para turmas regulares, períodos de matrículas,
rematrículas e processamentos. Poderá também incluir ou remover eventos nos períodos

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letivos selecionados. Na Aba Cadastros, clicar na opção Calendário do Programa, onde
abrirá a seguinte tela:

O usuário deverá selecionar a Unidade Responsável cujo calendário desejar
acessar. Para acessar os calendários acadêmicos, clique em Ver Calendários ou Ver
Calendário Vigente.
3.2 Cadastrar Calendário
Após clicar em ver calendário o sistema exibirá a seguinte tela:

Na tela exemplificada acima, o usuário poderá cadastrar um novo calendário para o
curso selecionado. Para isso selecione a opção Datas para PPGDIR NOVO e informe os
critérios abaixo:








Ano-Período: Informe o ano e o período que deseja cadastrar o calendário
acadêmico;
Tornar esse calendário vigente: Selecione esta opção para tornar o calendário
vigente;
Período Letivo: Selecione o período letivo referente ao calendário a ser cadastrado;
Consolidação de Turmas: Selecione o período de consolidação de turmas do
calendário a ser cadastrado;
Consolidação Parcial de Turmas: Selecione o período parcial de consolidação de
turmas do calendário a ser cadastrado;
Trancamento de Turmas: Selecione o período de trancamento de turmas;
Matrícula On-line: Selecione o período de matrícula on-line;

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

Re-Matrícula: Selecione o período de re-matrícula.

Para selecionar essas datas, o usuário poderá utilizar o calendário que será
disponibilizado pelo sistema ao clicar no ícone
. Para confirmar a operação, clique em
Cadastrar Calendário para um novo ou Alterar Calendário caso exista alguma.
Após a confirmação, a seguinte mensagem de sucesso será exibida:

3.3 Incluir Evento
O usuário poderá incluir eventos no período letivo clicando na aba Outros Eventos. Veja
abaixo
a
exemplificação
da
tela
gerada:

Para incluir novos eventos ao calendário, informe os critérios descritos abaixo:





Evento: Informe o nome do evento a ser cadastrado;
Período: Informe o período em que o evento será realizado;
Suspensão das atividades: Opte por suspender ou não as atividades acadêmicas;
Interesses: Selecione as opções dos interessados no evento.

Para confirmar a operação, clique em Incluir Evento Extra. O sistema irá exibir a seguinte
tela:

Para excluir um evento, clique no ícone
. O sistema exibirá a janela de
confirmação, é só clicar em Ok será informada na tela a seguinte informação:

4.ESTABELECER OFERTA DE VAGAS NO CURSO
Esta funcionalidade permite que o usuário, coordenador de Pós-Graduação, cadastre
ou atualize a tabela de oferta de vagas nos cursos de Pós-Graduação. Para isso, entre no

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SIGAA → Módulos → Portal Coord. Stricto Sensu → Cadastros → Oferta de Vagas nos
Cursos.
O sistema exibirá uma tela solicitando que o usuário Informe o Ano Base e o Período
da tabela de oferta de vagas que deseja cadastrar ou atualizar:

Inserira o número de vagas por período. Para confirmar a operação, clique em Atualizar. A
seguinte mensagem será exibida no topo da página:

Obs.: A tabela de oferta de vagas de cursos deverá ser preenchida e atualizada em cada
opção de Ano que o curso for existir.
5.ESTABELECER PARÂMETROS DO PROGRAMA
Os programas de pós-graduação possuem uma área que permite a cada
coordenador(a) e secretário(a) de seus respectivos programas alterarem determinados
dados (parâmetros), que só influenciarão o programa no qual estão vinculados. Essa
funcionalidade tem o objetivo de exibir de forma flexível algumas informações de cada
programa.
Para iniciar a operação, acesse o SIGAA → Módulos → Portal Coord. Stricto Sensu →
Cadastros → Parâmetros do Programa.
A seguinte tela será gerada pelo sistema:

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As alterações dos campos abaixo poderão ser feitas tanto para o Doutorado como para
o Mestrado, para isso o usuário deverá ficar atento quanto a coluna que terá seus dados
alterados.













Para dar continuidade, preencha os campos a seguir:
Máximo de Renovações da Qualificação: Defina o número máximo de renovações
da qualificação;
Máximo de Renovações da Defesa: Informe o máximo de renovações da defesa;
Permite Matrícula em Defesa sem ter Qualificação Consolidada: Assinale a opção
que melhor caracteriza a situação;
Permite matrícula online de alunos especiais?: Selecione entre as opções Não ou
Sim, se é permitido a matrícula de alunos especiais;
Máximo de matrículas por período para alunos especiais: Insira o número máximo
de matrículas por período para alunos especiais;
Solicitar área e linha de pesquisa na inscrição da seleção: Indique se será
necessário a solicitação da área e linha de pesquisa na inscrição;
Solicitar orientador na inscrição da seleção: Informe se será necessário a solicitação
de um orientador na inscrição da seleção;
Solicitar o arquivo de um projeto (em formato PDF): Indique se será solicitado ou
não o projeto em arquivo com formato PDF;
Máximo de dias que um processo seletivo pode ficar visível: Insira a quantidade de
dias que o processo seletivo ficará visível. Caso o valor seja igual a 0 (zero), o
processo seletivo permanecerá visível indefinidamente no portal público do
programa. A contagem dos dias inicia-se a partir da data final do processo seletivo.;
Permitir visualização pública dos arquivos das defesas: Assinale entre as opções
Não e Sim, se os arquivos das defesas ficarão visíveis publicamente;

21

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



Prazo mínimo para marcar uma banca de qualificação: Informe a quantidade
máxima de dias para marcar a banca de qualificação após sua solicitação. O valor
deve ser maior ou igual a 10;
Prazo mínimo para marcar uma banca de defesa: Indique o prazo mínimo (em dias)
para marcar a banca de defesa após sua solicitação;

Após editar os parâmetros do programa, clique em Cadastrar. A seguinte mensagem de
sucesso será exibida:

Caso os parâmetros do programa já tenham sido cadastrados, o usuário poderá alterá-los
na tela inicial, e clicar em alterar parâmetros.
6. ATUALIZAR DISCENTE
Essa funcionalidade permite que o usuário, coordenador do curso de Pós-Graduação,
altere os dados de um discente ativo do nível Stricto Sensu previamente cadastrado no
sistema. Para acessar, entre no SIGAA → Módulos → Portal Coord. Stricto Sensu → Aluno
→ Cadastro → Atualizar Discente.
O sistema exibirá a seguinte tela, solicitando que o usuário Informe os Critérios de Busca:

O usuário deverá preencher um ou mais dos seguintes campos: Matrícula do
discente, CPF do discente e Nome do Discente. O campo Programa será automaticamente
preenchido pelo sistema com o programa de Pós-Graduação do usuário, selecione Buscar
e
será
gerada
a
seguinte
tela:

Para visualizar as informações do discente, clique em
exibidas no seguinte formato:

22

. As informações serão

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Para alterar as informações de um discente, clique em
Dados do Discente, contendo todos os dados já cadastrados:

. O sistema exibirá a tela

O usuário poderá alterar os seguintes dados do discente:










Origem do Discente;
Forma de Ingresso na Instituição;
Processo Seletivo;
Curso;
Currículo;
Área de Concentração;
Linha de Pesquisa;
Co-Orientadores Externos;
Bolsista: selecionar Sim ou Não.

Clique em Confirmar para confirmar as alterações. A seguinte mensagem de confirmação
será exibida no topo da tela inicial do Módulo Portal do Coordenador Stricto Sensu:

23

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Observação
Os discentes possuem alguns tipos de status de acordo com sua situação, ao realizar a
matrícula institucional seu status vem como ATIVO, caso necessite de alteração a
coordenação deve enviar solicitação ao gestor PROPEP para realizar o procedimento.
Segue abaixo lista com Status previstos no sistema:
 DESCONHECIDO: utilizado em cadastros onde não foi possível determinar a
situação do discente.
 ATIVO: indica que o discente está cursando regularmente o curso.
 CADASTRADO: indica que o discente está cadastrado no SIGAA, mas ainda não é
aluno ativo, ou seja, inexiste matrícula em disciplina, concluída ou não, para este
discente.
 CONCLUÍDO: indica que o discente concluiu o curso e não está mais ativo.
 TRANCADO: o discente é desligado da Instituição por um período, retornando ao
status ATIVO ao final deste. O tempo que o discente passa sob trancamento não é
contabilizado no prazo máximo de conclusão do curso.
 CANCELADO: o discente é desligado da Instituição, deixando de estar ativo.
 EXCLUÍDO: o discente deixou de ser cadastrado na instituição. Neste caso, é
mantido o registro dos dados do discente para fins de histórico/auditoria.
 DEFENDIDO: o discente de pós-graduação possui este status quando ele possui
uma matricula em uma atividade do tipo tese/dissertação com a situação aprovado.
 EM HOMOLOGACAO: o discente de pós-graduação defendeu a tese/dissertação,
sendo aprovado, e aguarda a homologação do grau.

7.ATUALIZAR DADOS PESSOAIS DO DISCENTE
Essa funcionalidade permite que o usuário, coordenador do curso de Pós-Graduação,
altere os dados pessoais de um discente ativo do nível Stricto Sensu previamente
cadastrado no sistema. Para acessar, entre no SIGAA → Módulos → Portal Coord. Stricto
Sensu → Aluno → Cadastro → Atualizar Dados Pessoais.
Essa opção de atualizar discente é muito importante, pois se os dados do aluno
estiverem errados, consequentemente no diploma e documentos também terão erros.
Favor sempre conferir!
Da mesma forma que atualizar discente, o coordenador deve efetuar a busca pelo
discente e selecioná-lo. Para alterar as informações de um discente, clique em
. O
sistema exibirá a tela Dados do Discente, contendo todos os dados já cadastrados, irá
exibir tela Dados Pessoais, contendo todos os dados já cadastrados do discente
selecionado:

24

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O usuário deverá alterar os dados desejados, certificando-se sempre que os
campos CPF, Nome e Nome da Mãe, que são obrigatórios, estão preenchidos. Para
confirmar as alterações, clique em Confirmar Alteração. O sistema exibirá uma tela
contendo a mensagem de confirmação da operação e os dados atualizados do discente:

8.GERENCIAR ORIENTAÇÕES
Essa funcionalidade permite que o usuário, Coordenador de Curso Stricto Sensu,
cadastre, altere, finalize ou cancele a orientação de um professor orientador ou coorientador a um determinado discente. Os professores orientadores e co-orientadores
supervisionam o discente na organização do seu plano de curso, propondo, se necessário,
a realização de cursos ou estágios paralelos e assistindo-o na elaboração da dissertação
ou tese.
Para Gerenciar Orientações, entre no SIGAA → Módulos → Portal Coord. Stricto Sensu
→ Aluno → Gerenciar Orientações. Faça a busca pelo discente como já foi explanado
anteriormente. Para visualizar as informações do discente, clique em
Para selecionar o
discente cujas orientações serão gerenciadas, clique em . O sistema exibirá uma tela
contendo a lista dos orientadores do discente:

25

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Se desejado, clique em Selecionar Outro Discente para visualizar a lista de
orientadores de outro discente. Na tela acima será possível:
 Cadastrar Nova Orientação;
 Alterar Dados da Orientação;
 Finalizar Orientação;
 Cancelar Orientação.
8.1 Cadastrar Nova Orientação
Para cadastrar uma nova orientação para o discente selecionado, clique em
. A seguinte página será exibida:

O usuário deverá informar o nome do Docente, o Tipo de Orientação, dentre as opções
Orientador e Co-Orientador, e a Data de Início da orientação. No campo Data de Início, o
usuário poderá digitar a data desejada ou selecioná-la no calendário exibido ao clicar em
.
Clicando na aba Docentes que Não Pertencem ao Programa, o usuário poderá
cadastrar docentes que não fazem parte do Programa de Pós-Graduação que o usuário
coordena.

26

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Para confirmar o cadastro, clique em Cadastrar Orientação. A seguinte mensagem de
sucesso será apresentada no topo da página contendo a lista atualizada de orientadores
do discente:

8.2 Alterar Dados da Orientação
Caso deseje alterar os dados de uma orientação, clique no ícone
só poderá ser alterada caso não tenha sido finalizada.

. A orientação

O usuário poderá alterar a Data de Início da orientação. Para confirmar as
alterações, clique em Alterar Orientação. A mensagem de confirmação da operação será
exibida no topo da lista atualizada de orientadores, conforme figura abaixo:

8.3 Finalizar Orientação
Clique no ícone
para finalizar uma orientação. O usuário só poderá finalizar uma
orientação caso ela não tenha sido finalizada anteriormente. O sistema exibirá a seguinte
tela:

O usuário deverá informar a Data de Finalização da orientação selecionada. Para
confirmar a finalização, clique em Finalizar Orientação. O sistema exibirá a seguinte
mensagem de confirmação no topo da lista atualizada de orientadores do discente:

27

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8.4 Cancelar Orientação
Caso deseje cancelar uma orientação, clique em
. Caso deseje cancelar a
orientação e remover todos os registros da orientação, incluindo aqueles registrados no
relatório de produtividade. Esta operação deverá ser utilizada somente nos casos da
orientação ter sido cadastrada errada. A produtividade lançada no relatório do módulo de
produção intelectual também será cancelada. O usuário será direcionado pelo sistema
para a seguinte tela:

Para confirmar o cancelamento, clique em Cancelar Orientação. A seguinte mensagem de
confirmação será exibida:

9.IMPLANTAR HISTÓRICO DE ALUNOS
Esta funcionalidade permite que a cadastrar para um aluno (Regular ou Especial) uma
série de matrículas de componente, para casos em que o aluno ainda não possui histórico
no SIGAA como, por exemplo, alunos antigos. Vá na aba Alunos → Cadastros → Implantar
Histórico
O sistema exibirá a seguinte tela, solicitando que o usuário Informe os Critérios de
Busca. O usuário deverá preencher um ou mais dos seguintes campos: Matrícula do
discente, CPF do discente e Nome do Discente. O campo Programa será automaticamente
preenchido pelo sistema com o programa de Pós-Graduação do usuário. Para visualizar as
informações do discente, clique em
para editar e visualizar o histórico, clique em . O
sistema exibirá uma tela contendo a lista dos orientadores do discente:

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Clique em Limpar para realizar a remoção de todos os dados informados no preenchido
nos campos. Esta mesma função será válida sempre que estiver presente. Adicione os
dados da matrícula, preenchendo os seguintes campos:







Componente Curricular: Informe o nome da disciplina cadastrada;
Conceito: Forneça o conceito obtido pelo discente, escolhendo dentre as opções
indicadas pelo sistema;
Mês/Ano Inicial: Indique a data de início do componente curricular;
Mês/Ano Final: Explicite a data final do curso;
Frequência: Informe a frequência, em porcentagem, que o aluno compareceu ao
curso;
Situação: Selecione, dentre as opções disponíveis, a situação do discente na
disciplina.

Clique em Adicionar e as informações serão incorporadas às Matrículas Cadastradas.
A página a seguir será apresentada pelo sistema:

29

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Para realizar a modificação nos dados da matrícula anteriormente cadastrada, o
usuário deverá clicar no ícone
. Altere os campos que achar necessário, para
confirmar a modificação das informações clique em Alterar. Os dados serão
automaticamente modificados no sistema.
O usuário poderá ainda excluir a matrícula cadastrada, para isso clique no ícone
.
Confirmar a exclusão clicando em OK e a matrícula será removida da listagem. Após
cadastrar todas as matrículas,clique em Avançar e será exibida a seguinte tela:

Para realizar o cadastro, informe a Senha e clique em Cadastrar. A mensagem de
sucesso da ação será fornecida conforme a imagem a seguir.

30

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10.CRIAR TURMAS (LEIA-SE CRIAR DISCIPLINAS)
A coordenação após matrícula institucional deverá estabelecer prazo para os alunos
realizarem matrícula online em disciplinas. Para isso, precisa que o PPG criar/abra as
disciplinas que serão ofertadas no semestre, assim deverá criar turmas/disciplina no
sistema SIGAA.
→

Para criar turma, acesse o SIGAA → Módulos → Portal Coord. Stricto Sensu → Turmas
Criar
Turma.
Será
exibida
a
seguinte
página:

Para dar continuidade a operação o usuário deverá informar alguns dos dados a
seguir: Código, Nome e Tipo da turma, podendo ser Disciplina ou Módulo. Após informar
os dados necessários, clique em Buscar. A seguinte página será carregada:

Para Selecionar a disciplina, clique em

. A página Dados da Turma será carregada:

31

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Nesta tela o usuário deve preencher os dados gerais da turma, como o AnoPeríodo, Capacidade de Alunos e Local onde as aulas serão ministradas. As datas de
Início e Fim das turmas não podem ser alteradas e são preenchidas automaticamente pelo
sistema de acordo com as datas de início e fim do período letivo. Depois de preencher os
campos necessários, clique em Próximo Passo. A página para definição dos horários será
exibida:

Dando continuidade a operação, informe o horário de aula da turma. Cada item de horário
marcado é equivalente a 1 crédito sendo este igual a 15hr de aula da disciplina, ou seja, se
uma displina tem carga horário de 30hr, trinta horas divido por quinze terá um total de dois
créditos, será marcado na grade de horários acima dois itens.
Obs.: Para cada crédito da disciplina, marque um quadrinho na tabela de horário.
Após informar o horário, clique em Próximo Passo. Será exibida a página Docentes, como
mostraremos a seguir:

32

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O usuário poderá adicionar Docente do Programa ou Docentes Que Não Pertencem ao
Programa. Para adicionar um Docente, selecione-o na lista disponibilizada e informe a
Carga Horária do mesmo. Em seguida, clique em Adicionar. A mensagem de sucesso e o
docente serão exibidos:

Caso queira Retirar Docente da Turma, clique no ícone , referente ao docente escolhido.
A seguinte mensagem informará o sucesso da operação:

Após realizar as ações desejadas, clique em Próximo Passo. Os Dados da Turma, serão
exibidos:

Verifique os dados cadastrados, caso queira alterar ou remover o docente cadastrado,
clique em Docentes, para realizar mudanças no Horário, clique em Horário da Turma e
para alterar os dados da turma, clique em Dados Gerais.

33

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Depois realizar a verificação de todos os dados, se estiver de acordo, clique
em Cadastrar. O sucesso do cadastro da turma será informado:

10.1 CONSULTAR TURMAS
Essa operação possibilitará a consulta de turmas cadastradas no portal Stricto Sensu.
Além da consulta o usuário terá acesso aos dados da turma, como lista de frequência e
alunos, cadastro de notícias e a remoção de turmas que não possuam alunos
matriculados. Para consultar turma, acesse o SIGAA → Módulos → Portal Coord. Stricto
Sensu → Turmas → Consultar Turma. Será exibida a seguinte página:
Para realizar a consulta de turma, o usuário terá os seguintes filtros:


Nível:
Poderá
ser
entre Infantil, Médio, Técnico, Graduação, Especialização, Stricto
Sensu, Mestrado ou Doutorado;



Ano-Período: Deverá ser informado o ano e período que deseja consultar;



Unidade: O usuário poderá selecionar uma unidade entre as que estão disponíveis
na lista;



Código do Componente;



Código da Turma;



Local onde as aulas são minitradas;



Horário em que ocorrem as aulas;



Nome do Componente;



Nome do Docente responsável pela turma;



Pólo de referência da turma;



Situação: É disponibilizada uma lista com as opçoes a seguir: Todas, A Definir
Docente, Aberta e Consolidada;



Tipo: Poderá ser escolhido entre Todas, Regular, Férias e Ensino Individual;



Somente turmas vinculadas ao Convênio Probásica: Essa opção deverá ser
selecionada caso o usuário queira visualizar as turmas vinculadas ao Convênio
Probásica;



Exibir resultado da consulta em formato de relatório: Caso queira visualizar o
resultado em formato de relatório.

Após informar os dados necessários, clique em Buscar.

34

selecionado

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Clicando no número da turma,
, o sistema carregará as Informações da Turma,
como
mostraremos
a
seguir:

Ao clicar no ícone

, será exibido um Menu, com as seguintes opções:

10.2 Cadastrar Notícia
Através dessa opção será possível Cadastrar Notícias, sobre a turma que serão
visualizadas por todos os alunos matriculados na disciplina. Se houverem notícias
cadastradas, as mesmas também serão visualizadas a partir dessa operação.
Ao clicar em

, a página seguinte será carregada:

35

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Para prosseguir preencha com as informações sobre o Título e o corpo da notícia. Para
auxiliar na edição de texto foram dispostas ferramentas de formatação de texto.
Exemplificamos Título, com Início das Avaliações. Após redigir o texto, clique
em Cadastrar Notícia. A mensagem de sucesso será exibida:

10.3 Lista de Frequência
Para ter acesso a lista com a relação de alunos matriculados na disciplina, clique
em
, será exibida a seguinte caixa de diálogo:

Clique em OK, para realizar o download da lista de frequência.

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10.4 Listar Alunos
Ao clicar em
matriculados

na

disciplina,

, será disponibilizada uma lista com os alunos
como
na
tela
a
seguir:

10.5 Remover
Para Remover a turma, clique no ícone
. Em seguida, a
página Dados da Turma será carregada solicitando a confirmação da remoção da turma.

Confirme a remoção da turma, clicando em Remover. A mensagem de sucesso será
visualizada:

Atente que Turmas que possuem alunos matriculados não poderão ser removidas.
10.6 Visualizar Turma
Ao clicar no ícone
formato de relatório:

, os dados da turma serão exibidos no

37

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Para realizar a impressão do relatório, clique em

.

10.7 Visualizar Turma Virtual
O ícone
no Sigaa.

levará o usuário diretamente ao portal da turma

11. MATRÍCULAS
11.1 MATRÍCULA DE ALUNO REGULAR
Esta função permite ao usuário matricular alunos regulares em um ou mais componentes
curriculares em um determinado período letivo.Para iniciar esta operação, acesse o SIGAA
→ Módulos → Portal Coordenador Stricto Sensu → Matrículas → Matricular Aluno Regular.
O sistema exibirá a seguinte tela:

38

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Na tela acima, o usuário poderá informar a Matrícula, o CPF ou o Nome do Discente para
realizar a busca. Exemplificamos com o Nome do Discente. Para prosseguir, clique
em Buscar. Aqui, caso queira Visualizar Detalhes do discente, clique no ícone
e uma
aba será exibida abaixo do nome do discente:

Para selecionar um discente, clique no ícone
a seguinte:

39

. O sistema retornará uma tela semelhante

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Caso queira selecionar outro discente, clique no ícone
. O sistema retornará
à tela dos Discentes Encontrados. Além disso, o usuário poderá visualizar o histórico do
discente selecionado. Para isso, clique no link
. Esta mesma função será válida
sempre que estiver presente. A seguinte caixa de diálogo será exibida:

O usuário poderá abrir ou realizar o download do histórico. Após selecionar a opção, clique
em OK.
Para buscar por turmas abertas, o usuário poderá informar um ou mais dos seguintes
critérios:


Código do Componente: Informe o código do componente curricular desejado;



Nome do Componente: Forneça o nome do componente curricular;



Horário: A busca poderá ser realizada com base no horário de um componente.
Utilize números para indicar os dias da semana em que ocorrerão as aulas, uma
letra para identificar o turno em que as disciplinas serão ministradas e, por último,
números que façam referência aos horários de aula. À título de exemplificação, o
horário poderá ser informado como sendo 24T12, ou seja, o componente terá aulas
nas segundas e quartas, no período da tarde e nos dois primeiros horários;



Nome do Docente: Informe o nome do docente responsável pelo componente;



Ano-Período: Forneça o ano e o período em que o componente está sendo ofertado;



Unidade Responsável: Selecione a unidade responsável dentre as opções listadas
pelo sistema.

Exemplificamos com o Código do Componente DIM0806. Após preencher os critérios
necessários, clique em Buscar. O sistema retornará uma tela semelhante a seguinte:

40

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Aqui,
link

ao

clicar

no

nome

do

componente,
exemplificado
, o sistema exibirá a seguinte tela:

pelo

Para encerrar a visualização da tela, clique no ícone . Esta mesma função será válida
sempre que estiver presente. Já ao clicar no ícone , o sistema exibirá a seguinte tela
com Informações da Turma:

41

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Ao retornar para a tela Turmas Abertas Encontradas, selecione a turma desejada e, em
seguida, clique no ícone
de sucesso no topo da página:

. O sistema exibirá a seguinte tela com uma mensagem

Ao clicar no número do código do componente, exemplificado pelo link
, a
tela Informações do Componente Curricular será exibida novamente. Já ao clicar no
número da Turma, a tela Informações da Turma será, mais uma vez, exibida.

Além disso, caso queira buscar por outras turmas, clique no ícone

e siga a

descrição já abordada neste manual. Já ao clicar no ícone
, a operação será
cancelada e as informações não serão salvas. Caso queira remover uma das Turma
Selecionadas, clique no ícone

.

Para prosseguir com a operação de matrícula, clique no ícone
tela será exibida:

42

. A seguinte

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Após verificar se todas as informações estão corretas, clique no ícone
sistema exibirá uma tela semelhante a seguinte:

. O

Nesta tela, o usuário poderá visualizar o comprovante de matrícula. Para isso, clique no

ícone

e o atestado de matrícula do aluno será exibido.

11.2 MATRICULAR
ALUNOS EM ATIVIDADES
Dissertação/Tese, Proficiência e Qualificação)

(Atividade

Complementar,

Essa funcionalidade permite que o usuário, Coordenador ou Secretário de Curso de PósGraduação, matricule um determinado discente em uma atividade (proficiência,
qualificação, defesa) de Pós-Graduação. Para isso, entre no SIGAA → Módulos → Portal
Coord. Stricto Sensu → Matrículas → Atividades → Matricular.
O sistema exibirá a seguinte tela, solicitando que o usuário Informe os Critérios de Busca.
O usuário deverá preencher um ou mais dos seguintes campos: Matrícula do discente,
CPF do discente e Nome do Discente. O campo Programa será automaticamente
preenchido pelo sistema com o programa de Pós-Graduação do usuário.

43

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Clique no ícone
para Selecionar Discente e o sistema exibirá uma tela contendo os
dados do discente e do programa e solicitando que o usuário Selecione os Critérios de
Busca das Atividades:
O usuário deverá selecionar um ou mais dos seguintes critérios de busca por
atividades: Programa, Atividade e/ou Tipo de Atividade. O campo Tipo de Atividade oferece
as seguintes opções: Atividade Complementar, Dissertação/Tese, Proficiência e
Qualificação. Para realizar a busca, clique em Buscar Atividades.

Para selecionar a atividade na qual o discente será matriculado, clique em . O sistema
exibirá uma tela solicitando que o usuário Informe os Detalhes do Registro da Atividade:

É necessário que o usuário informe o Ano-Período e a Data de Início da atividade. Caso
deseje retornar à tela anterior e selecionar outra atividade, clique em Selecionar Outra
Atividade. Para prosseguir com a matrícula, clique em Próximo Passo. A seguinte tela
será exibida pelo sistema:

44

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Caso deseje retornar à página inicial do Módulo Portal do Coordenador Stricto Sensu,
clique em
. Clique em Alterar Dados Informados caso deseje
mudar algum dos dados antes de confirmar a matrícula.
Para confirmar a matrícula do discente no programa desejado, é necessário que o usuário
informe sua Senha do sistema e clique em Confirmar e uma mensagem de confirmação
da operação será exibida pelo sistema no topo da página inicial do Módulo Portal do
Coordenador Stricto Sensu.
11.3
RENOVAR
MATRÍCULA
EM
ATIVIDADE
Dissertação/Tese, Proficiência e Qualificação)

(Atividade

Complementar,

Essa funcionalidade permite que o usuário, Coordenador ou Secretário de Curso de PósGraduação, efetue a matrícula de um discente que faça parte de seu programa em uma
atividade de Pós-Graduação. Para isso Portal Coord. Stricto Sensu → Matrículas →
Atividades → Renovar Matrícula.
O sistema exibirá a seguinte tela, solicitando que o usuário Informe os Critérios de Busca.
O usuário deverá preencher um ou mais dos seguintes campos: Matrícula do discente,
CPF do discente e Nome do Discente. O campo Programa será automaticamente
preenchido pelo sistema com o programa de Pós-Graduação do usuário.

Clique no ícone
para Selecionar Discente. O sistema exibirá a seguinte tela, contendo
os dados do discente e do programa e a lista das atividades acadêmicas nas quais o
discente está matriculado:

45

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Caso deseje selecionar outro discente para rematricular em uma atividade, clique
em Selecionar Outro Discente. Para selecionar a atividade na qual o discente será
rematriculado, clique no ícone . O sistema exibirá a tela Dados do Registro, contendo as
informações da atividade de Pós-Graduação:

Caso deseje retornar à página inicial do Módulo Portal do Coordenador Stricto Sensu,
clique em
. Caso deseje rematricular o discente em outra
atividade, clique em Selecionar Outra Atividade. a matrícula.
Para confirmar a rematrícula, é necessário que o usuário informe sua Senha do sistema e
clique em Confirmar e uma mensagem de confirmação será exibida pelo sistema no topo
da página inicial do Módulo Portal do Coordenador Stricto Sensu.
11.4 CONSOLIDAR MATRÍCULA EM ATIVIDADE
Dissertação/Tese, Proficiência e Qualificação)

(Atividade

Complementar,

Essa funcionalidade permite que o usuário, Coordenador de Curso Stricto Sensu,
consolide a matrícula de um determinado discente em um componente curricular do tipo
atividade. Ao consolidar uma atividade, o usuário informa se o discente foi aprovado ou
não e finaliza a atividade. Matrículas → Atividades → Consolidar.
O sistema exibirá a seguinte tela, solicitando que o usuário Informe os Critérios de Busca.
O usuário deverá preencher um ou mais dos seguintes campos: Matrícula do discente,
CPF do discente e Nome do Discente. O campo Programa será automaticamente
preenchido pelo sistema com o programa de Pós-Graduação do usuário.

46

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Clique no ícone
para selecionar um discente. O sistema exibirá a seguinte tela,
contendo os dados do discente e do programa e a lista das atividades acadêmicas nas
quais o discente está matriculado:

Para selecionar a atividade na qual o discente será rematriculado, clique no ícone . O
sistema exibirá uma tela contendo as informações do componente curricular e solicitando
que o usuário Informe os Detalhes do Registro da Atividade:

O usuário deverá informar a Data Final do componente curricular e a Situação do discente,
dentre as opções APROVADO e REPROVADO. Para prosseguir com a operação, clique
em Próximo Passo. A seguinte tela será exibida pelo sistema:

47

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Clique em Alterar Dados Informados caso deseje mudar algum dos dados antes de
confirmar consolidação da matrícula.
Para confirmar consolidação da matrícula do discente no programa desejado, é necessário
que o usuário informe sua Senha do sistema e clique em Confirmar e uma mensagem de
confirmação da operação será exibida pelo sistema no topo da página inicial do Módulo
Portal do Coordenador Stricto Sensu.
11.5 VALIDAR MATRÍCULA EM ATIVIDADE (Atividade Complementar, Dissertação/Tese,
Proficiência e Qualificação)
Essa funcionalidade permite que o usuário, Coordenador de Curso Stricto Sensu, valide a
matrícula de um determinado discente em uma atividade acadêmica. A validação de
atividade acadêmica implica o reconhecimento do cumprimento da mesma pelo aluno,
proporcionando-lhe o direito ao registro e contabilização da carga horária. Para isso:
Matrículas → Atividades → Validar.
O sistema exibirá a seguinte tela, solicitando que o usuário Informe os Critérios de Busca.
O usuário deverá preencher um ou mais dos seguintes campos: Matrícula do discente,
CPF do discente e Nome do Discente. O campo Programa será automaticamente
preenchido pelo sistema com o programa de Pós-Graduação do usuário.

Clique no ícone
para Selecionar Discente e o sistema exibirá uma tela contendo os
dados do discente e do programa e solicitando que o usuário Selecione os Critérios de
Busca das Atividades:
O usuário deverá selecionar um ou mais dos seguintes critérios de busca por
atividades: Programa, Atividade e/ou Tipo de Atividade. O campo Tipo de Atividade oferece

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as seguintes opções: Atividade Complementar, Dissertação/Tese,
Qualificação. Para realizar a busca, clique em Buscar Atividades.

Proficiência

e

Para selecionar a atividade que será validada, clique em . O sistema exibirá uma tela
solicitando que o usuário Informe os Detalhes do Registro da Atividade:

É necessário que o usuário informe o Ano-Período, a Data de Iníco e a Data Final da
atividade acadêmica e a Situação do discente, dentre as opções Aprovado e Reprovado.
Caso deseje retornar à tela anterior e selecionar outra atividade acadêmica, clique
em Selecionar Outra Atividade. Para prosseguir com a validação, clique em Próximo
Passo. A seguinte tela será exibida pelo sistema:

49

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Para validar a matrícula do discente na atividade acadêmica, é necessário que o usuário
informe sua Senha do sistema e clique em Confirmar.
12. CONSOLIDAR NOTAS
Essa funcionalidade é utilizada pelos Coordenadores do Programa de Pós-Graduação e
permite consolidar turmas/disciplinas individualmente para os discentes da PósGraduação.
Na aba alunos -> Notas o sistema exibirá a seguinte tela, solicitando que o usuário Informe
os Critérios de Busca. O usuário deverá preencher um ou mais dos seguintes
campos: Matrícula do discente, CPF do discente e Nome do Discente. O campo Programa
será automaticamente preenchido pelo sistema com o programa de Pós-Graduação do
usuário.

Após conferir os dados, para Selecionar o discente, clique no ícone
turmas, nas quais o discente encontra-se matriculado.

Mais uma vez, clicando no ícone
consolidada.

. Serão exibidas as

, o usuário selecionará a turma desejada, para ser

50

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Os campos Média Final e Faltas deverão ser preenchidos para que o discente tenha a
turma consolidada. Caso a média final esteja preenchida com algum valor diferente de zero
é por que o professor lançou as notas das unidades, mas não consolidou a turma.
Para consolidar a turma, confirme a Senha de usuário e clique em Consolidar Individual
e uma mensagem de confirmação da operação será exibida.
13. RETIFICAR APROVEITAMENTO E CONSOLIDAÇÃO DE TURMA
Essa funcionalidade é utilizada pelos Coordenadores do Programa de Pós-Graduação e
permite a retificação de turmas consolidadas e aproveitamento de componentes para os
discentes da Pós-Graduação. Na aba Aluno → Notas → Retificar Aproveitamento e
Consolidação de Turma.
O sistema exibirá a seguinte tela, solicitando que o usuário Informe os Critérios de Busca.
O usuário deverá preencher um ou mais dos seguintes campos: Matrícula do discente,
CPF do discente e Nome do Discente. O campo Programa será automaticamente
preenchido pelo sistema com o programa de Pós-Graduação do usuário.

Após conferir os dados, para Selecionar o discente, clique em
página:

. Será exibida a seguinte

Ao clicar em Selecionar outro discente, o sistema retornará à página anterior para que
um novo discente seja selecionado. Para Retificar uma disciplina, clique no ícone
seguinte página será exibida:

51

. A

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Para dar continuidade a operação, informe o Conceito Final e número de Faltas do
discente, em seguida, clique em Próximo Passo. Caso o campo conceito esteja
preenchido, será necessário informar um diferente do original. A seguinte página será
exibida:

Se quiser retornar a página anterior para realizar a alteração dos dados do discente,
clique em Alterar Novos Dados. Para concluir a operação, clique em Confirmar
Retificação e uma mensagem de sucesso será mostrada no topo da tela.
14. COMO TRANCAR DISCIPLINA/TURMAS
O fluxo funciona da seguinte forma:



O discente submete a realização de trancamento;
O orientador do discente tem até 7 dias para analisar o trancamento,

Obs.: Existe a possibilidade do coordenador, secretário e orientador realizar a
orientação de trancamento. Os coordenadores e secretários através do caso de uso
'SIGAA > Portal da Coordenação > Aluno > Vinculo > Analisar Solicitação de Trancamento
de Programa'.

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15.ALUNO ESPECIAL
15.1 CADASTRO DO ALUNO ESPECIAL
O aluno especial não difere muito de um aluno regular. A principal diferença é que o aluno
não faz matrícula on-line, para matriculá-lo o coordenador deve ir em aluno -> Cadastro ->
Cadastrar novo discente e na aba TIPO selecionar a opção ESPECIAL.

15.2

MATRICULAR ALUNO ESPECIAL EM DISCIPLINA

Essa funcionalidade permite que o usuário, Coordenador de Curso Stricto Sensu, realize
matrículas para alunos especiais. Matrícula é o ato que vincula o aluno nesse caso,
especial, a turmas de componentes curriculares em um determinado período letivo. Para
realizar a operação, acesse: Matrículas → Matricular Aluno Especial.
O sistema carregará a seguinte página:

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O usuário terá três opções para refinar a busca por um discente, são
elas: Matrícula, CPF e Nome do Discente. Após informar um ou mais desses dados, clique
em Buscar para visualizar o resultado da pesquisa. Como exemplificação, iremos realizar
a busca utilizando o Nome do discente.

Nessa página será possível conferir os dados do discente, como mostrado na figura acima,
clicando em
.Após conferir os dados, para Selecionar o discente, clique no ícone
.
Será exibida a seguinte tela:

Caso queira Ver Histórico do discente, clique em
. O sistema exibirá uma caixa
de diálogo para que seja realizado o download do histórico. Se o usuário quiser Selecionar
Outro Discente, deverá clicar no ícone
, o sistema o encaminhará a página Informe
os critérios de busca, para que um novo discente seja selecionado. Em todas as páginas
que aparecer, o procedimento será o mesmo.
Para realizar a busca por turmas abertas o usuário terá as seguintes opções: Código do
Componente, Nome do Componente, Horário e Nome do Docente.

54

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Clicando no nome e código da disciplina que aparece em azul, serão exibidos os Dados
Gerais do Componente Curricular:

Para Ver Detalhes da Turma, clique no ícone
, será carregada uma nova janela com
as Informações da Turma. De volta a lista de Turmas Abertas Encontradas,
para Adicionar a turma, selecione-a e em seguida clique em
. Será exibida a
mensagem de sucesso na página Turmas Selecionadas. Esta página também será gerada
quando o usuário clicar em

.

55

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Nessa página, novamente será possível visualizar Informações da Turma e
do Componente Curricular. O usuário terá acesso ao Horário das Turmas Selecionadas, no
qual são exibidas as turmas já matriculadas e a turma selecionada.Caso queira Remover
Turma selecionada, clique em . Uma caixa de diálogo será exibida, solicitando a
confirmação da operação:

Confirme, clicando em OK. A mensagem de sucesso será exibida:

Ao clicar em

, será exibida a página Buscar Turmas Abertas que já foi mostrada e

explicada anteriormente nesse manual.Selecionando a opção
página a seguir:

56

, será exibida a

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Depois de conferir as informações, para confirmar a matrícula do discente, clique
novamente em

. A seguinte página será exibida:

Para Imprimir o comprovante, clique em
Matrícula.

. O sistema exibirá o Atestado de

Obs: O aluno especial pode emitir seu histórico da mesma forma que o aluno
regular, apena a declaração de vínculo que não é emitida pelo aluno especial.

Histórico de aluno especial

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16. PASSOS PARA A CONCLUSÃO DO ALUNO
16.1 CADASTRAR BANCA DE QUALIFICAÇÃO
Esta funcionalidade permite que o usuário cadastre a banca responsável pelo
exame de qualificação de um discente de pós-graduação Stricto Sensu da Instituição. O
exame de qualificação é realizado antes de o aluno defender a tese/dissertação e tem
como objetivo avaliar os conhecimentos gerais e específicos do discente na sua área de
pesquisa. Para cadastrar a banca de qualificação, é necessário que o discente esteja
matriculado em uma atividade do tipo “Qualificação”. Além disso, não será permitido
cadastrar mais de uma banca para uma mesma matrícula de atividade de qualificação.
Para realizar a operação, acesse a aba Aluno → Conclusão → Cadastrar Bancas → Banca
de Qualificação.
Obs.: Esta ação de cadastrar a banca de qualificação também pode ser realizada pelo
orientador e até recomendamos que essa prática seja feita pelo orientador com seu
orientando, já que o sistema pede dados detalhados. Em seguida, a coordenação só faz a
aprovação desta banca.
O sistema exibirá a seguinte tela, solicitando que o usuário Informe os Critérios de
Busca. O usuário deverá preencher um ou mais dos seguintes campos: Matrícula do
discente, CPF do discente e Nome do Discente. O campo Programa será automaticamente
preenchido pelo sistema com o programa de Pós-Graduação do usuário.

Para Selecionar um discente, clique no ícone . E a próxima tela será mostrada. Nesta
tela, preencha os seguintes dados da qualificação:


Local de realização do exame;



Número de Páginas;



Data da apresentação. Para inserir a data desejada, digite-a ou selecione-a no
calendário que será exibido ao clicar no ícone ;



Hora da banca;



Grande Área de conhecimento, dentre as opções apresentadas;



Área, entre as alternativas exibidas;



Sub-área, dentre as opções mostradas;

58

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

Especialidade;



Título do trabalho;



Resumo do trabalho;



Palavras-Chaves.

Os campos de Título, Resumo e Palavras-chave permitem formatação de texto (fonte,
parágrafo), inserção de símbolos especiais (α, β, γ), etc.

59

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Para prosseguir com a operação clique em Próximo Passo. Será exibida a tela abaixo.

Acima, defina os membros da banca de qualificação e a sua função. Selecione a natureza
dos membros entre:


Presidente;



Examinador Interno;



Examinador Externo ao Programa;



Examinador Externo à Instituição.

Conforme os campos que serão exibidos, preencha-os para efetivar o cadastro dos
membros. Para cadastrar membro como Presidente e Examinador Interno, deverá ser
selecionado o docente do programa na lista disponível.
Caso deseje cadastrar um Examinador Externo a Instituição deve-se informar os seguintes
dados:







Nome do examinador;
E-mail do docente;
Instituição de Ensino de origem;
Maior Formação que possui, dentre as opções apresentadas;
Ano de Conclusão dos estudos;
Sexo entre Feminino e Masculino.

Se desejar cadastrar um Examinador Externo ao Programa deve-se informar o nome do
docente. Ao digitar serão exibidos os nomes correspondentes logo abaixo do respectivo
campo, selecione se deseja que sejam exibidos na lista Todos da UFAL, Somente da
minha Unidade ou Somente externos, conforme figura a seguir:

60

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Caso deseje retornar a tela anterior de Dados Gerais, clique em Dados Gerais. De acordo
com o observado, ao adicionar os membros, clicando em Adicionar Membro, os
cadastrados serão listado logo abaixo. Se desejar excluir algum membro, clique no
ícone .
De volta a tela com os Membros da Banca, após adicionar todos os membros necessários,
clique em Próximo Passo para efetuar a operação. Será exibida a tela a seguir:

Clique em Dados Gerais, ou em Membros da Banca, para retornar às suas respectivas
páginas. Confira os dados informados e, caso aprovado, confirmar o cadastro clicando
em Confirmar e aparecerá uma mensagem confirmando o sucesso no cadastro.
16.2 CADASTRAR BANCA DE DEFESAS
Antes de defender a tese/dissertação, o discente deve passar por um exame preliminar de
qualificação, que visa avaliar os conhecimentos gerais e específicos do aluno na sua área
de pesquisa e afins. A Defesa da Tese/Dissertação consiste na apresentação de sua
Dissertação ou Tese perante uma Banca Examinadora.
Para cadastrar a Banca de Defesa, será necessário que o discente esteja matriculado em
uma atividade do tipo “Dissertação/Tese”. Além disso, não será permitido cadastrar mais
de uma banca para uma mesma matrícula de atividade de Dissertação/Tese. Para ter

61

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acesso, o usuário deverá acessar Aluno → Conclusão → Cadastrar Bancas → Banca de
Defesa.
O sistema exibirá a tela de busca para selecionar o Discente que será cadastrado a banca.
Como exemplificação, buscaremos utilizando o Nome do Discente. O sistema exibirá uma
tela informando o resultado da busca com o número de discentes encontrados:

Para Selecionar um discente, clique no ícone

62

. Será exibida a tela abaixo:

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Nesta
tela,
o
usuário
deverá
preencher
os
dados
obrigatórios
da
Tese/Dissertação, Local da
mesma, Título, Páginas, Data, Grande
Área, Área de
conhecimento, Especialidade, Resumo do trabalho e Palavras-Chaves. Os campos
de Título, Resumo e Palavras-chave permitem a formatação do texto através das
ferramentas disponíveis. Para prosseguir com a operação clique em Próximo Passo. Será
exibida a tela abaixo.

63

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Aqui o usuário deverá definir os membros da banca de defesa e a sua função. Selecione a
natureza do membros entre: Presidente, Examinador Interno, Examinador Externo ao
Programa ou Examinador Externo à Instituição. Conforme os campos que serão exibidos,
preencha-os para efetivar o cadastro dos membros.
Para cadastrar membro como Presidente e Examinador Interno, o usuário deverá
selecionar o docente do programa na lista disponível.
Se desejar cadastrar um Examinador Externo ao Programa deve-se informar o nome do
docente. Ao digitar serão exibidos os nomes correspondentes logo abaixo do respectivo
campo, selecione se deseja que sejam exibidos na lista Todos da UFAL, Somente da
minha Unidade ou Somente externos. De acordo com o observado, ao adicionar os
membros, clicando em Adicionar Membros, os cadastrados serão listado logo abaixo.
Caso deseje cadastrar um Examinador Externo a Instituição deve-se informar a
sua Nacionalidade, se for brasileiro o seu CPF, se for estrangeiro o número do Passaporte,
o Nome, o e-mail, a Instituição de Ensino, a sua Maior Formação, o Ano da conclusão
e Sexo.

Se desejar excluir algum membro, clique no ícone . Após adicionar todos os membros
necessários, clique em Próximo Passo para efetuar a operação. Será exibida a tela a
seguir. Caso deseje retornar a tela de Dados Gerais, clique em Dados Gerais.

64

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Confira os dados informados e, caso aprovado, confirme o cadastro clicando
em Confirmar. Clique em Dados Gerais, ou em Membros da Banca, para retornar às
suas respectivas páginas. Efetuando a operação com sucesso, será exibida a mensagem
de confirmação abaixo.

Obs: Quando a banca for cadastrada e apresentada, para concluir o aluno deve
consolidar a ATIVIDADE de Dissertação na aba Matrículas -> Atividades ->
Consolidar.

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Deve selecionar o discente e escolher a atividade a ser validada, nesse caso dissertação:

Informe se o aluno foi aprovado ou reprovado e a sua data final. Será encaminhado para a
tela para inserção de ata de defesa:

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Ao selecionar próximo passo irá aparecer a tela com os dados de registro. Verifique se os
dados estão corretos, coloque sua senha e selecione a opção Confirmar.

Ao confirmar aparecerá a seguinte mensagem:

67

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16.3 DECLARAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO EM BANCA
Nesta funcionalidade, o coordenador gera uma declaração, para fins gerais, como, por
exemplo, justificar uma ausência, quando o docente solicita uma declaração de
participação em banca de defesa de pós-graduação. Aluno → Conclusão → Cadastrar
Banca → Declaração de Participação em Banca.
O sistema exibirá a seguinte tela, solicitando que o usuário Informe os Critérios de Busca.
O usuário deverá preencher um ou mais dos seguintes campos: Matrícula do discente,
CPF do discente e Nome do Discente. O campo Programa será automaticamente
preenchido pelo sistema com o programa de Pós-Graduação do usuário.

Para Selecionar um discente, clique no ícone

. O sistema exibirá a seguinte tela:

Nessa tela, o usuário poderá visualizar as Bancas cadastradas para o discente. O usuário
deverá atentar para as informações dispostas no topo da tela, sobre o melhor modo de
imprimir a declaração de participação na banca.
Clique no ícone
para selecionar a Banca desejada. A seguinte tela, com os Dados da
Banca, será exibida:

68

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Caso deseje Emitir Declaração de Participação em Banca de outro discente, clique
em Selecionar outro Discente, o sistema será direcionado para a página inicialmente
descrita neste manual.
Para Emitir Declaração de Participação em Banca, clique no
ícone
. O resultado será exibido pela tela abaixo:

16.4 CADASTRAR DEFESA DE ALUNO CONCLUÍDO
Esta funcionalidade permite o cadastro de defesa de alunos que já concluíram o curso
(Exemplo: Alunos que concluíram no sistema SIE e que o PPG irá atualizar a situação do
memso no SIGAA). Aluno → Conclusão → Cadastrar Banca → Cadastrar Defesa do Aluno
Concluído.

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O sistema exibirá a seguinte tela, solicitando que o usuário Informe os Critérios de Busca.
O usuário deverá preencher um ou mais dos seguintes campos: Matrícula do discente,
CPF do discente e Nome do Discente. O campo Programa será automaticamente
preenchido pelo sistema com o programa de Pós-Graduação do usuário.

Para Selecionar um discente, clique no ícone . O sistema exibirá uma tela de Dados da
banca.Nessa tela, o usuário deverá preencher os Dados da Banca nos campos Atividade
Matriculada e o Local e também os Dados do Trabalho indicados nos campos Título,
Páginas, Data, Grande Área, Área, Sub-área de conhecimento, Especialidade, Resumo do
trabalho e Palavras-Chave e Arquivo. Os campos de Título, Resumo e Palavras-chave
permitem formatação de texto (fonte, parágrafo), inserção de símbolos especiais (α, β, γ),
etc.

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Para prosseguir com a operação clique em Próximo Passo. Será exibida a tela abaixo.

Para voltar à tela anterior, clique em Dados Gerais. Se desejar prosseguir com a ação,
clique em Confirmar. O sistema exibirá uma tela informando o sucesso da operação.
16.5 VALIDAR BANCAS PENDENTES
Esta funcionalidade permite ao coordenador de pós-graduação analisar e validar as
bancas cadastradas pelos orientadores do seu programa. O sistema exibirá a seguinte
tela:

Esta operação é válida para todas as telas que apresentem esta função. Nesta tela o
usuário poderá Visualizar uma banca, Cancelar Banca, Aprovar Banca, Ver Histórico e
visualizar o Currículo Lattes do discente. Explicaremos estas operação em tópicos para
facilitar a compreensão do usuário.
16.5.1 Visualizar
Para visualizar a banca, clique no ícone

. Seguinte página será apresentada:

71

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Nesta tela, é possível visualizar os dados básicos da defesa. Para retornar para a tela
anterior, clique em Voltar.
16.5.2 Cancelar
Clique no ícone , para cancelar uma banca. O sistema apresentará uma janela para
confirmação. Para confirmar, clique em OK. Uma mensagem de sucesso será exibida.
16.5.3 Aprovar Banca
Para aprovar a banca, basta clicar no ícone
sucesso como confirmação da operação.

. O sistema apresentará uma mensagem de

16.5.4 Ver Histórico
Caso queira visualizar o histórico do discente, clique no ícone
. O sistema exibirá uma
caixa de diálogo para que o usuário possa abrir ou fazer download do arquivo. Escolha a
opção desejada e clique em OK para confirmar.
16.5.5 Currículo Lattes
Para ter acesso ao Currículo Lattes do discente, clique no ícone
direcionado para o perfil do currículo lattes do aluno em questão.

. O usuário será

17. PROCEDIMENTOS PÓS DEFESA
17.1 RECEBIMENTO DE TESE/DISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL VIA SISTEMA PARA
EMISSÃO DE DIPLOMA
O coordenador e o aluno a partir deste momento irá passar por várias fases de envio de
documento pelo aluno e aprovação/correção por parte do coordenador/orientador.

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RESPONSABILIDADE

RESPONSABILIDADE

ORIENTADOR

COORDENAÇÃO

RESPONSABILIDADE
ALUNO

17.2 SOLICITAR HOMOLOGAÇÃO DE DIPLOMA
Após todos os passos acima, o aluno deverá entregar à coordenação do programa a
dissertação ou tese em sua versão final, com as devidas retificações solicitadas pela banca
(se for o caso), para que a coordenação solicite a homologação do diploma à PROPEP CPG.
Esta operação permite que o coordenador do curso de stricto sensu solicite a homologação
do diploma do discente que defendeu seu trabalho final de curso. Na aba Aluno →
Conclusão → Homologação de diploma → Solicitar Homologação de Diploma.
O sistema exibirá a seguinte tela, solicitando que o usuário Informe os Critérios de Busca.
O usuário deverá preencher um ou mais dos seguintes campos: Matrícula do discente,
CPF do discente e Nome do Discente. O campo Programa será automaticamente
preenchido pelo sistema com o programa de Pós-Graduação do usuário.

73

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Para Selecionar um discente, clique no ícone

. Será exibida a seguinte página:

O usuário deverá anexar o arquivo digital do trabalho final de curso (geralmente, PDF).
Para isso, clique em Enviar Arquivo e selecione o arquivo que desejar. Além disso, o
usuário poderá informar o link para o trabalho na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e
Dissertações (BDTD), o Número do Processo e o Ano do Processo.
Após informar os dados necessários, clique em Cadastrar. Será exibida a seguinte
mensagem de sucesso:

74

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Ao clicar em
, uma caixa de diálogo será exibida para a realização do download
do Formulário para Cadastro de Dissertação e Requisição para Confecção de Diploma,
que serão enviados para a Coordenadoria de Pós-Graduação - CPG. Clique em OK, para
realizar o download dos documentos.
17.3 GERAR DOCUMENTOS DA SOLICITAÇÃO DE HOMOLOGAÇÃO DE DIPLOMA
Esta funcionalidade permite que, após solicitar a homologação do diploma, o coordenador
stricto sensu imprima o comprovante de solicitação e o anexe ao processo de
homologação. Para gerar o Comprovante de Solicitação Homologação.
Na Aluno → Conclusão → Homologação de diploma → Gerar Documentos da Solicitação.
O sistema exibirá a seguinte tela, solicitando que o usuário Informe os Critérios de Busca.
O usuário deverá preencher um ou mais dos seguintes campos: Matrícula do discente,
CPF do discente e Nome do Discente. O campo Programa será automaticamente
preenchido pelo sistema com o programa de Pós-Graduação do usuário.

Clique em
para selecionar o discente para o qual deseja gerar o comprovante de
solicitação da homologação. Por fim, o Comprovante de Solicitação de Homologação de
Diploma será exibido.

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17.4 VISUALIZAR SOLICITAÇÕES DE HOMOLOGAÇÃO DE DIPLOMA PENDENTES
Esta funcionalidade permite a visualização de todas as solicitações de homologação de
diploma pendentes.
Acesse a aba Aluno → Conclusão → Comprovante de Solicitação Homologação. Para
Visualizar Solicitações de Homologação de Diploma Pendentes. O sistema exibirá a tela
contendo as Solicitações de Homologação de Diploma Pendentes.

Nesta tela, optando por Cancelar, o sistema direcionará ao Portal do Coordenador Stricto
Sensu. Esta ação é válida em todas as telas em que apareça. A partir da tela listando as
Solicitações de Homologação de Diploma Pendentes, o usuário pode realizar as ações
para alterar a solicitação, bem como visualizá-la clicando em

.

Para alterar a solicitação de homologação de diploma, clique em
os Dados da Homologação serão apresentados.

76

. Dessa forma,

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Os dados disponíveis à alteração são Arquivo, onde o usuário deverá inserir um arquivo do
computador clicando em Enviar Arquivo, poderá incluir Link do Arquivo, alterar o Número
do Processo e o Ano do Processo de homologação. Após alterar o(s) dado(s) desejado(s),
clique em Alterar. O sistema confirmará o sucesso da operação.

Clique
em
para
emitir
requisição para confecção de diploma e formulário para cadastro de dissertação.

a

Neste caso, o sistema exibirá uma caixa de diálogo solicitando a forma de visualização do
documento. Escolha a modalidade desejada e clique em OK. Será exibida a Requisição
para Confecção de Diploma no formato PDF.
17.5 RESUMO DOS PROCEDIMENTOS PÓS DEFESA
Para uma melhor visualização de todos os procedimentos pós defesa do aluno segue
abaixo passo a passo resumido:
1º PASSO – SISTEMA SIGAA (RESPONSABILIDADE DA SECRETARIA E COORDENAÇÃO DO
PROGRAMA):

77

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1. CONSOLIDAÇÃO DA ATIVIDADE DE DEFESA

A consolidação será efetuada no sistema até 05 dias úteis após a realização da defesa de dissertação com
status de aprovação.
2º PASSO - ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO NA SECRETARIA DO PROGRAMA E SISTEMA
SIGAA (RESPONSABILIDADE DO ALUNO):
SECRETARIA PPG:
1. 01 (um) exemplar da dissertação impresso e encadernado na capa dura na cor azul ou preta;
2. 01 (uma) cópia do material em mídia digital (CD) no formato PDF identificado com o título da
pesquisa e o nome do aluno que contenha o arquivo com a dissertação na íntegra com o conteúdo
obrigatoriamente idêntico ao do exemplar impresso;
3. Ficha catalográfica na íntegra, impressa no verso da folha de rosto ou gravada em folha
subsequente a folha de rosto, no caso de formato digital. (Dirija-se à biblioteca central da Ufal e
solicite este serviço);
4. Termo de autorização para disponibilidade de dissertação (Dirija-se à biblioteca central da Ufal e
solicite este serviço).
SISTEMA SIGAA (ANALISAR AS INSTRUÇÕES DE ACESSO AO SISTEMA NO MANUAL DO
DISCENTE):
1. SUBMISSÃO DA VERSÃO FINAL CORRIGIDA DA DISSERTAÇÃO (FORMATO PDF)
Envio pelo aluno. Quando realizar a submissão, por favor, comunicar a secretaria do PPGAS, através
do e-mail: secretaria.ppgasufal@gmail.com, pois a aprovação é responsabilidade do orientador.
2. APÓS A APROVAÇÃO DA VERSÃO FINAL DA DISSERTAÇÃO PELO ORIENTADOR, SOLICITAÇÃO DE
ENVIO DA FICHA CATALOGRÁFICA
Envio pelo aluno.
3. RESSUBMISSÃO DA VERSÃO FINAL CORRIGIDA DA DISSERTAÇÃO COM A FICHA CATALOGRÁFICA
Envio pelo aluno para revisão do orientador. Quando realizar a submissão, por favor, comunicar a
secretaria do PPGAS, através do e-mail: secretaria.ppgasufal@gmail.com.
4. APÓS A APROVAÇÃO DA VERSÃO FINAL DA DISSERTAÇÃO PELO ORIENTADOR COM A FICHA
CATALOGRÁFICA, ASSINATURA DO TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO
Responsabilidade aluno. Quando realizar a submissão, por favor, comunicar a secretaria do PPGAS,
através do e-mail: secretaria.ppgasufal@gmail.com. UNIVERSIDADE
3º PASSO – SISTEMA SIGAA (RESPONSABILIDADE DA SECRETARIA E COORDENAÇÃO DO
PROGRAMA):
1. Recebimento da versão final com ficha catalográfica aprovada pelo orientador, em seguida a
coordenação efetua a aprovação.
4º PASSO – SOLICITAÇÃO DE HOMOLOGAÇÃO DO DIPLOMA DE MESTRADO
(RESPONSABILIDADE DO ALUNO):
1. O aluno deve comparecer na secretaria PPG para solicitar a abertura do processo para homologação do
diploma com o formulário devidamente preenchido (em anexo) com os documentos exigidos pelo DRCA.
2. Relação dos documentos exigidos pelo DRCA:
iginal);

digital, conforme determina a resolução nº 37/2006, de 07 de agosto de 2006, do Consuni/Ufal;
original;
-graduação (disponível no SIGAA – pegar na secretaria do programa);

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ela coordenação do curso);
-graduação de que o aluno cumpriu com todas as exigências para
obtenção do título requerido (carimbada e assinada pela coordenação do curso) – pegar na secretaria do
programa.
5º PASSO – SISTEMA SIPAC (RESPONSABILIDADE DA SECRETARIA E COORDENAÇÃO DO
PROGRAMA):
1. Abrir processo no SIPAC para a PROPEP e em seguida entregar o processo físico.
6º PASSO – CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO DO DIPLOMA
(RESPONSABILIDADE PROPEP).
7º PASSO – ENVIO DO PROCESSO DE EXPEDIÇÃO DO DIPLOMA PARA O DRCA
(RESPONSABILIDADE PROPEP).
8º PASSO – EXPEDIÇÃO DO DIPLOMA (RESPONSABILIDADE DRCA)
1. O prazo para a expedição do diploma de mestrado será, aproximadamente, de 30 dias, contados da
abertura do processo administrativo;
2. Informações através do telefone (82) 3214-1086 e do e-mail: registro@drca.ufal.br.
Segue imagem detalhando o processo e as suas funções:

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OBSERVAÇÕES:
Obs.1: Este manual é simplificado para descrever as ações básicas da coordenação do
curso.
Obs.2: Existe o manual no próprio sistema SIGAA Stricto Sensu, basta clicar em AJUDA:

Outra opção é ir diretamente no link do Confluence:
https://sistemas.ufal.br/confluence/display/doku/SIGAA
Obs.3: Por se tratar de um sistema acadêmico novo em nossa instituição, a PROPEP e o
NTI, se coloca a disposição para esclarecer dúvidas e auxiliar no que for preciso em
relação a gestão acadêmica dos cursos stricto sensu.
Contatos:


Coordenação de Pós Graduação (CPG/PROPEP)
cpg@propep.ufal.br / 32141067 /1068



Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI/UFAL)
atendimento@nti.ufal.br 32141015

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