Cartas de Serviços da Secretaria de Graduação em SERVIÇO SOCIAL

Trancamento de curso

Seguem informações sobre trancamento de curso:

O trancamento de matrícula de curso deverá ser solicitado dentro do prazo estabelecido no Calendário Acadêmico em vigência;

Enviar formulário que segue no link (https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/matricula/drca-trancamento-de-matricula-do-curso/view) preenchido e assinado com as demais documentações abaixo para o e-mail da coordenação: secretariagraduacao@fsso.ufal.br

 

Preenchimento em letras de forma;

1) Cópia do Rg

2) Nada consta biblioteca - pelo endereço: http://sibi.ufal.br/portal/?page_id=575 ou pelo email dsu@sibi.ufal.br

3) Nada consta do acervo - acervo@fsso.ufal.br

Trancamento de disciplina

O trancamento de matrícula de disciplina deverá ser solicitado dentro do prazo estabelecido no Calendário Acadêmico em vigência;

Enviar formulário que segue no link (https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/matricula/drca-trancamento-de-matricula-de-disciplina/view) preenchido e assinado com as demais documentações abaixo para o e-mail da coordenação: secretariagraduacao@fsso.ufal.br

 

  1. a) Preenchimento em letras de forma; 
  2. b) Anexar cópia do RG e Histórico Acadêmico; 
  3. c) Abrir processo administrativo na COORDENAÇÃO DO CURSO> Requerimento será entregue na Coordenação do Curso para, após parecer do Colegiado do Curso, ser devolvido ao DRCA >Consulta pública do processo administrativo através do site:http://sipac.sig.ufal.br/sipac/
  4. d) Solicitações deferidas serão efetuadas no sistema acadêmico, pelo DRCA, após o último dia para solicitação prevista no Calendário Acadêmico;

 

Reabertura de Matrícula

 

A solicitação deve ser realizada pelo aluno diretamente para a email da coordenação (secretariagraduacao@fsso.ufal.br) do curso utilizando o formulário específico:

* Formulário de destrancamento para reabertura de curso )(destrancamento):

https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/matricula/requerimento-para-reabertura-de-matricula-drca/view

  1. A reabertura da matrícula será realizada apenas se a situação atual do/a requerente for de trancamento de matrícula; 
  2. A reabertura de matrícula do curso deverá ser solicitada dentro do prazo estabelecido no Calendário Acadêmico em vigência; 

ANEXAR: Declaração de veracidade das informações e autenticidade dos documentos apresentados. 

OBSERVAÇÕES: 

  1. a) Preenchimento em letras de forma;
  2. b) Anexar cópia do RG; 

 

Rematrícula

A solicitação deve ser realizada pelo aluno diretamente para a email da coordenação (secretariagraduacao@fsso.ufal.br) do curso utilizando o formulário específico:

* Formulário Geral do DRCA para pedido de rematrícula (desbloqueio): https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/matricula/requerimento-geral-drca/view

ANEXAR: Cópia do RG e Histórico Analítico

 

Prorrogação de curso

A solicitação deve ser realizada pelo aluno diretamente para a email da coordenação (secretariagraduacao@fsso.ufal.br) do curso utilizando o formulário específico:

* Formulário Geral do DRCA para pedido de prorrogação de curso: https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/matricula/requerimento-geral-drca/view

 ANEXAR: Histórico Analítico / Justificativa, a critério exclusivo do/a requerente.

Dispensa de disciplina

A solicitação deve ser realizada pelo aluno diretamente para a email da coordenação (secretariagraduacao@fsso.ufal.br) do curso utilizando o formulário específico:

https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/aproveitamento-de-estudo/drca-dispensa-de-disciplina-cursada/view

Preencher o formulário e nos devolver assinado, por este e-mail, 

ANEXAR: histórico analítico e ementas das disciplinas cursadas.

 

Orientações COLAÇÃO DE GRAU

Após a nota de defesa registrada no sistema pela coordenação de TCC e cumprimento dos demais componentes curriculares obrigatórios você pode solicitar a colação de grau.

Seguem orientações para colação de grau:

Para solicitar a colação de grau são necessários os seguintes documentos:

1) Cópia do Rg

2) Nada consta biblioteca - pelo endereço: http://sibi.ufal.br/portal/?page_id=575 ou pelo email dsu@sibi.ufal.br

3) recibo do repositório -  dúvidas pelo e-mail do nosso acervo

4) Nada consta do acervo - acervo@fsso.ufal.br

5) Declaração da veracidade das informações - link: https://ufal.br/estudante/documentos/formularios/matricula/declaracao-de-veracidade-e-autenticidade-de-documentos-drca-2021.pdf/view

Todos em um único PDF

Acessar o site da Ufal: ufal.br

E seguir: Abas: estudante / graduação / colação de grau / colação de grau por ato administrativo e seguir as instruções.

Se houver dificuldade ou colação de grau emergencial (necessidade para mestrado, doutorado, efetivação em concurso), enviar email para colacaodegrau@drca.ufal.br

 

CERTIFICADOS DE ATIVIDADE FLEXÍVEL

Enviar certificados para o e-mail da coordenação E ANEXAR O FORMULÁRIO: https://fsso.ufal.br/graduacao/servico-social/documentos/atividade-complementar-obrigatoria-aco