Grupo de Pesquisa Estado, Direito e Capitalismo Dependente

UFAL - Discentes dos Cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social

Aedhesp (Assessoria de Direitos Humanos e Segurança Pública) – UFAL

Implantação do Núcleo de Justiça e Cidadania na Universidade Federal de Alagoas

- Desenvolver atividades de capacitação de lideranças e pessoas que são referências nas comunidades para atuarem como agentes mediadores de conflitos, como forma de buscar soluções pacíficas alternativas para os problemas das comunidades envolvidas.

- implantar a Rede de Prevenção Social à Violência nos 05 (cinco) Territórios Vulneráveis de Alagoas.

Meta inicial: instalação de 01 Núcleo de Prevenção à Violência (com oficinas promotoras de esporte, cultura, de geração de emprego e renda e outras ações sociais) e 01 Núcleo de Cidadania em cada um destes Territórios para fomentar as estratégias de mediação de conflitos, com atendimento social, jurídico e psicológico.

Foco em grupos mais vulneráveis, a saber: a) jovens e moradores de territórios com alta concentração de homicídios; b) pessoas em situação de cumprimento de penas e medidas alternativas; c) pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares; d) pessoas e famílias em situação de dependência química. Parcerias: Seprev (Secretaria de Prevenção Social do Estado de Alagoas)

Curso de Controle Social da Administração Pública Parlamento Jovem Universitáriocapacitar a sociedade a partir da escola e da universidade, desenvolvendo uma consciência crítica sobre a necessidade do acompanhamento das públicas municipais, estaduais e federais, sobretudo nas áreas de educação, saúde, assistência social, alimentação escolar. Parceria: FOCCO/AL -Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas e Programa de Educação Fiscal da Receita Federal.