Grupo de Pesquisa e Extensão Políticas Públicas, Controle Social e Movimentos Sociais

NOME DO PROFESSOR (A) /COORDENADOR (A) / EQUIPE

TEMA DA AÇÃO

AMBIENTE DA AÇÃO

RESUMO DA AÇÃO

Prof.ª Dr.ª Lenira Maria Wanderley dos Santos Almeida.(Coordenadora)

FÓRUMSUS

UFAL

SERVIÇOS PUBLICOS DE SAÚDE EM ALAGOAS

SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA/CONSELHOS DE DIREITOS

MOVIMENTOS SOCIAIS

- Produzir material-didático pertinentes a Política de Saúde Brasileira e as bandeiras de lutas em defesa da saude pública = acervo documental do FórumSUS/ AL (artigos; registro de entrevistas; panfletos/cartazes; publicação no Blog das atividades e relatórios das atividades realizadas, publicar registro fotográfico das ações).

- Articular sociedade civil através da participação ativa em encontros, reuniões, mobilizações com entidades de trabalhadores e movimentos sociais. Aproximação  dos serviços públicos de saúde e dos conselhos locais;

- Promover a inclusão de estudantes e docentes de diferentes cursos e instituições de ensino nas atividades do FórumSUS e articular essas atividades aos demais movimentos sociais e lutas setoriais nas políticas públicas, ex: Frente Brasil Popular (Maria José), VerSUS (Regina), Luta dos Pescadores, Sem Terra (Crislany), Lutas Urbanas, Auditoria Cidadã da Dívida Pública etc.

- Realizar em 2017 Seminário Nacional contra a privatização da Saúde em parceria com a FNCPS.

Prof.Dr.José Menezes Gomes (coordenador)

POLUS

UFAL – sertão e Maceió

Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais: espaço multidisciplinar de

pesquisa, documentação, informação, análise crítica e debate sobre políticas públicas e

lutas sociais;

Composto por pesquisadores (docentes, estudantes e técnicos da UFAL, e trabalhadores do serviço público) de diferentes áreas;

- subsidiar, a partir da sistematização e análise dos dados de realidade e da

extensão universitária, o fortalecimento das lutas sociais em Alagoas.

Profª Dra. Margarete Pereira Cavalcante (coordenadora)

As. Social Edijane Alves da Silva,

Profª Esp. Maria Quitéria Ferreira da Silva (CESMAC),

Profª Maria Betania Buarque Lins Costa (FSSO)

CÍRCULOS DE ESTUDOS E PRÁTICAS:

EDUCAÇÃO POPULAR NO CRAS DO CLIMA BOM

CRAS Clima Bom

UFAL

- capacitar a equipe técnica do CRAS Clima Bom na metodologia do trabalho comunitário junto às populações vulneráveis do seu território, voltada ao seu empoderamento. O processo formativo desenvolvido através de Círculos de Estudos e de Práticas, assim organizados: 1º Círculo – Fundamentação teórica e histórica da Educação Popular. 2º Círculo – Investigação da realidade (pesquisa-ação e pesquisa participante). 3º Círculo – Estratégias de metodologias participativas. 4º Círculo – Sistematização das experiências de educação popular e processos organizativos no CRAS Clima Bom. 5º Círculo – Avaliação de processos educativos e organizativos.

Josimeire de Omena Leite (coordenadora)

OPAE

UFAL/FSSO