DEMAIS Programas de Extensão da FSSO

Histórico dos Programas de Extensão executados na FSSO

.

Apresentam-se os Programas de Extensão que estão ou estiveram em vigência na FSSO e cuja execução obteve financiamento através de Editais específicos. Alguns foram institucionalizados em diferentes ações de formação contínuas e outros descontinuados após o cumprimento do cronograma previsto e com o encerramento dos prazos previstos nos editais.

.

PETCONEXÕES SABERES (2010 - atual)

 

O PET Conexões de Saberes Serviço Social foi criado a partir da portaria do MEC 976 de 27/07/2010 e do Edital 09-PET 2010, sendo composto por 12 bolsistas e uma professora tutora. O grupo tem por objetivo desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, atendendo demandas de grande pertinência social, bem como outras atividades voltadas para a comunidade acadêmica, especialmente aos graduandos em Serviço Social. 

Facebook

Instagram

 

 Programa CAPACITASUAS (2017-2019)

Coordenação : Profa. Dra. Margarida Maria Silva dos Santos

O CapacitaSUAS - Programa Nacional de Capacitação de Trabalhadores/as do Sistema Único de Assistência Social no Estado de Alagoas iniciou suas atividades em 2017, quando foi realizada a contratação da UFAL por parte do Governo do Estado de Alagoas através da mediação da Fundepes. O Programa, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, por meio da Superintendência de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi), contou com a coordenação da Faculdade de Serviço Social (FSSO) com o apoio da PROEX/UFAL.

As aulas ocorrem em três polos (Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia), com uma previsão de formar 2.778 servidores da assistência social em todo o Estado. As aulas são presenciais, com carga horária de 40 horas/aulas e cinco dias de duração para cada curso. 

O programa proporciona, por um lado, a formação dos trabalhadores da Assistência Social no Estado, e por outro, à Faculdade de Serviço Social (FSSO), um importante diálogo com este setor, o que fortalece a formação ofertada  na UFAL, uma vez que o curso se apropria de elementos da realidade da assistência em todo o Estado durante em meio a este diálogo entre Universidade e os trabalhadores quando da realização dos cursos.

BLOG CAPACITASUAS/AL

PROGRAMA PET-SAÚDE (2009-2012)

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) foi coordenado pela docente Dra. Telma Cristiane Sasso de Lima. A parceria entre IES brasileiras, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação estimulou a formação de graduandos para o SUS. 

Este programa estava articulado ao PROSAÙDE e foi implementado pela UFAL juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió sob a Coordenação da PROGRAD/UFAL. Em 2009, foram conveniados ao PETSaúde os cursos de graduação de: Psicologia, Enfermagem, Medicina, Farmácia, Serviço Social/Campus Arapiraca - Palmeira dos Índios. Em 2010-2011, expandiu-se a participação no PETSAUDE dos cursos de Psicologia, Enfermagem, Medicina, Farmácia, Nutrição e Serviço Social/Campus Maceió. 

Objetivo Geral do PETSAUDE UFAL-Maceió dedicou-se em dar continuidade à articulação ensino-serviço com foco na participação popular e na humanização da atenção à saúde nas UBS de Maceió, contribuindo assim na formação de profissionais generalistas, humanistas e críticos, através de estratégias de ensino-aprendizagem interdisciplinares.

Prosaúde (2009 - 2011)

 

O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) foi coordenado pelas docentes Dra. Maria Valéria Costa Correia e Dra. Rosa Lúcia Prédes Trindade (2010-2011). Os Objetivos do Programa foram: o estímulo à integração ensino-serviço, visando à reorientação da formação profissional, assegurando uma abordagem integral do processo saúde-doença com ênfase na atenção básica, promovendo transformações nos processos de geração de conhecimentos, ensino e aprendizagem e de prestação de serviços à população.  

Sob financiamento do Ministério da Saúde, executado por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e do Ministério da Educação com intermédio da Secretaria de Educação Superior (SESu) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) estabeleceu 2º ciclo de convênio com a UFAL e a Secretaria Municipal de Saúde de MACEIÓ para o ano 2010-2011. Através dos recursos financeiros do Fundo Nacional de Saúde, o PROSAÚDE financiou equipamentos e insumos para Unidades Básicas de Saúde que receberam ações extensionistas da UFAL, bem como financiou material de consumo, serviços de terceiros e material permanente para os cursos de graduação da área de saúde da UFAL partícipes do Programa.  

A execução foi Coordenada através da PROGRAD/UFAL que desenvolveu tanto o PRO-SAÚDE I em parceria com os cursos de graduação de Medicina e Enfermagem; quanto o PROSAÚDE II com os cursos de graduação em: Psicologia, Serviço Social, Farmácia, Nutrição e Enfermagem/Campus Arapiraca.